Esportes

Atleta leiloa medalha para pagar tratamento de menino com câncer

piotr.jpgO polonês Piotr Malachowski, atleta do lançamento de disco na Olimpíada do Rio, decidiu leiloar a medalha de prata que ganhou na competição. Malochowski foi tocado pela história de um menino de três anos vítima de um tumor maligno no olho.

Após ter competido nos Jogos, Piotr recebeu um pedido de ajuda de Goshia Szymanski, mãe de Olek, que foi diagnosticado com retinoblastoma, um tipo de câncer na retina dos olhos. Desde então o atleta optou por colocar à venda a medalha para custear o tratamento de Olek em Nova York.

menino.jpg“Olek tem quase dois anos e está lutando contra um câncer no olho por mais da metade de sua vida. O retinoblastoma é um tumor maligno do olho, que só ocorre em crianças com menos de 5 anos de idade. Na Polônia, não há chance de salvar Olek. A única possibilidade é a terapia em Nova Iorque. Eu decidi ajudar Olek e enviei a medalha do Rio para o leilão”, escreveu o atleta campeão mundial no Facebook.

“No Rio, eu lutei para ter o ouro. Hoje, faço um apelo a todos para algo que é ainda mais valioso. A saúde deste menino fantástico. É por isso que eu convido todos vocês para o leilão. Se você ajudar, minha prata pode ser mais valiosa do que o ouro”.

Até o momento a medalha de prata é vendida por quase R$ 64 mil em site polonês. Piotr divulgou uma campanha para que outras pessoas possam ajudar Olek. A publicação de Piotr teve mais de 7 mil compartilhamentos e 14 mil curtidas.

piotr