Esportes

Atleta critica artigo que tirou gays do armário: ?Colocou vidas em risco?

60479691_Brazil%27s rugby player Isadora Cerullo right kisses her partner Marjorie Enya after she was.jpgRIO – O site americano Daily Beast decidiu tirar do ar um polêmico artigo após ser acusado de tirar do armário atletas gays hospedados na Vila Olímpica. O texto era um relato do editor Nico Hines, que usou aplicativos de paquera como Tinder e Grindr ? este último, voltado para o público gay masculino ? para descrever o clima na vila.

O resultado, publicado na manhã de quinta-feira, não foi nada bom. No texto, Hines preservou os nomes das pessoas com que entrou em contato no Grindr, mas forneceu descrições detalhadas o suficiente para que fosse possível identificar atletas gays, que ainda não haviam assumido a homossexualidade.

A avalanche de críticas foi inevitável. Ainda na tarde de quinta-feira, o site Slate classificou o artigo de “perigoso e altamente antiético”. Uma das reações mais enfáticas foi do nadador olímpico Amini Fonua, de Tonga, que é abertamente gay e afirmou que o texto de Hines colocava “a vida das pessoas na vila em risco”.

artigo_gay

“Vergonha desse nojento desumano que acho que seria engraçado colocar as vidas das pessoas na vila em risco”

Fonua continua e critica a forma como o artigo foi escrito, em tom de brincadeira, e lembra que muitos dos atletas identificados vivem em países altamente homofóbicos ou que a homossexualidade é até ilegal:

artigo_gay2

“Imagine o único espaço em que você se sente seguro, o único espaço em que você pode ser você mesmo, arruinado por uma pessoa heterossexual que acha que tudo isso é uma piada?”

No endereço em que o texto havia sido publicado originalmente, o Daily Beast postou um pedido de desculpas. O site explicou que, inicialmente, tentou atender às críticas fazendo alterações pontuais no texto, mas acabou decidindo remover totalmente o texto: “O artigo não teve a intenção de prejudicar ou degradar membros da comunidade LGBT, mas intenções não importam, os impactos, sim. Nossa esperança é que, ao remover o artigo que está em conflito com nossos valores bem como com aos quais aspiramos como jornalistas demonstre quão seriamente levamos nosso erro”