Esportes

Atleta cascavelense fatura medalha histórica no Pan-Americano

Além dela, outros dois atletas da cidade também faturaram medalhas no Canadá

Cascavel – A canoagem cascavelense fez história nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá. Nesta segunda-feira (13), a atleta Ana Paula Vergutz, de 26 anos, conquistou o bronze na prova K1-500, sagrando-se canoísta brasileira a subir ao pódio da competição.

Ana Paula conquistou a medalha de bronze com o tempo de 2min03s329 na cidade de Minden. O ouro foi para a cubana Yusmari Mengana (2min00s656) e a prata para a canadense Michelle Russell (2min02s381). As marcas das três foram acima do que elas esperavam render. No sábado (11) a cascavelense havia feito o melhor tempo da semifinal com 1min54s909.

“O que me deixa mais feliz é saber que a distância para as adversárias diminuiu bastante, prova de que estamos no caminho certo”, declarou a canoísta brasileira.

Com esse resultado, Ana Paula se consolida como principal nome do País na modalidade e gera expectativa otimista para os Jogos Olímpicos Rio-2016, pois sua embarcação já está classificada para a competição, embora a vaga não seja necessariamente dela – seletivas internas definirão os representantes do País.

Antes da conquista inédita em Toronto, Ana Paula havia faturado o ouro (2min00s63) no Sul-Americano de Canoagem Velocidade em Ibarra, no Equador, em abril, e um terceiro lugar (2min01s44) no Pan-Americano da modalidade no México, em agosto de 2014. Além disso, ela ostenta a liderança do ranking nacional da categoria Sênior e possui em seu currículo mais de 10 títulos de campeã brasileira.

Mais pódios

Com quatro representantes na equipe de canoagem Velocidade do Time Brasil em Toronto 2015, a cidade de Cascavel só teve motivos para comemorar nos últimos dias. No sábado, depois de as irmãs Ana Paula e Beatriz Vergutz terminarem em quinto no K4-1000m, os canoístas cascavelenses Roberto Maehler e Vagner Junior Souta conquistaram a medalha de prata no K4-1000m.

No domingo (12), Souta voltou a subir ao pódio para receber a medalha de bronze no K2-1000m. Com 24 anos de idade, Vagner disputa seu primeiro Pan. Já para Maehler, 30, a prata em Toronto foi a terceira conquistada nos Jogos. Antes, havia sido ouro no Rio 2007 e bronze em Guadalajara 2011, todas no K4-1000m.