Cotidiano

Ativistas querem que 'urso polar mais triste do mundo' se mude

CHINA-ANIMAL-OFFBEAT-50.jpg

BEIJING – Grupos de ativistas pelos direitos dos animais estão pedindo a mudança permanente para o local de nascimento do “urso polar mais triste do mundo”, hoje em exibição em um shopping na China, que anunciou que o animal será removido temporariamente para reformas no centro comercial.

O urso polar fêmea de três anos de idade, com nome Pizza, chamou a atenção da mídia internacional desde que um grupo de ativistas, o Animal Asia, postou em julho um vídeo em que o animal aparece recolhido e deitado em um cativeiro cercado com vidro na cidade de Guangzhou.

“O urso polar Pizza vai temporariamente deixar Guangzhou e voltar para o seu local de nascimento”, afirmou o shopping the Grandview Mall Aquarium em sua conta oficial na plataforma WeChat, uma rede social popular na China.

Segundo o comunicado, a mudança se deve a reformas e “alterações mínimas” no shopping, e o aquário ficará aberto durante a ausência de Pizza. Não há informações sobre quando o urso, que ficou conhecido na internet como o “urso polar mais triste do mundo”, deverá voltar de sua mudança para um zoológico na cidade de Tianjin.

Grupos que lutam pelos direitos dos animais estão pedindo que a mudança seja permanente, uma vez que as condições no shopping seriam insustentáveis ? eles apontam por exemplo para o pequeno tamanho do cativeiro, além da falta de luz natural. Trazer Pizza de volta depois de seu retorno a sua casa seria “cruel e sem coração”, afirmou em uma nota Peter Li, ativista no grupo Humane Society International. “Nenhuma renovação seria suficiente para tornar um shopping um lugar adequado para este animal”, completou.

Em outubro, a Humane Society International, junto com outros três grupos chineses pelos direitos dos animais, pediram que o shopping fosse fechado, apontando que o vídeo em que Pizza aparece caminhando em ritmo cambaleante, com a cabeça balançando, seria uma evidência de um declínio mental.