Saúde

Atividades educativas marcam o Dia Mundial da Saúde Bucal em Foz

Programação inclui palestras e rodas de conversas nas unidades de saúde e avaliações bucais em escolas e Cmeis

Atividades educativas marcam o Dia Mundial da Saúde Bucal em Foz

 

 

Uma extensa programação foi organizada pela Secretaria Municipal de Saúde em alusão ao Dia Mundial da Saúde Bucal, comemorado oficialmente em 20 de março. O intuito é envolver a comunidade em ações de promoção e prevenção à saúde, ressaltando a importância da alimentação, da higiene e hábitos saudáveis.

As atividades, que começam na próxima semana e seguem até o dia 6 de abril, serão desenvolvidas nas unidades básicas de saúde (UBS), com palestras, rodas de conversa e capacitação das equipes, e também nas escolas e centros municipais de educação infantil (Cmeis) com contação de histórias, orientações, avaliações bucais e aplicação tópica de flúor.

“A assistência odontológica na primeira infância tem um papel fundamental na saúde. Quanto antes a criança fizer a primeira consulta com o dentista, mais facilmente vai incorporar hábitos saudáveis em seu dia a dia. A visita ao dentista, desde pequeno, é de fundamental importância para estimular o cuidado com a higiene e a criança criar um vínculo com os profissionais de saúde”, disse a secretária Rosa Maria Jerônymo.

A programação começa no dia 22 no Cmei Novo Horizonte, no Jardim Carimã, com palestra sobre saúde bucal. No dia 25 dois Cmeis receberão as equipes de saúde bucal: Soldadinho de Chumbo, no Profilurb I, e Claudio da Silva Lourenço, no Sol de Maio. Haverá contação de histórias educativas sobre a prevenção da cárie e a importância da escovação, além de atividades de pintura sobre a prevenção de doenças bucais. Todas essas atividades iniciam as 9 horas.

“Com as crianças, trabalhamos principalmente a importância da escovação dental. Os profissionais também fazem uma avaliação da cavidade bucal, e caso seja identificada alguma cárie ou lesão, a criança é encaminhada a uma unidade de saúde para iniciar o tratamento” explica a supervisora técnica em saúde bucal, Soraia Mayane Souza Mota.

Unidades de Saúde

Nas unidades de saúde, a programação inicia na segunda-feira (21) com uma palestra e exame clínico para gestantes na UBS do Profilurb II; no dia 22 a UBS do Porto Belo fará uma palestra aos usuários, especialmente pacientes atendidos pelo programa Hiperdia e a UBS do Profilurb II fará uma roda de conversa com os servidores sobre saúde bucal no trabalho.

No dia 24 haverá uma roda de conversa será com os usuários da UBS do Carimã e no dia 28 uma ação acontecerá na Unidade Padre Monti, no Porto Meira, com distribuição de escovas de dente. A programação encerra no dia 06/04 com palestra no Cmei Osvaldo Goch.

Assessoria