Economia

Atividade Econômica: “Prévia do PIB” mostra economia estagnada

Em oito meses deste ano, foram registradas apenas três altas na prévia do PIB.

Brasília – O nível de atividade da economia brasileira registrou pequena alta em agosto, indicou ontem (14) o BC (Banco Central). O IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do BC), considerado uma prévia do PIB (Produto Interno Bruto), apresentou crescimento de 0,07% em agosto, na comparação com o mês anterior, confirmando que a economia estava estagnada.

O resultado foi calculado após ajuste sazonal (uma espécie de “compensação” para comparar períodos diferentes). O índice de atividade calculado pelo BC passou de 138,26 pontos para 138,36 pontos na série dessazonalizada de julho para agosto. Esse é o maior patamar para o IBC-Br com ajuste desde janeiro deste ano (138,70 pontos).

Em julho, o indicador apresentou retração de 0,07% (dado revisado). Em oito meses deste ano, foram registradas apenas três altas na prévia do PIB.

Na comparação entre os meses de agosto de 2019 e agosto de 2018, houve baixa de 0,73% na série sem ajustes sazonais. Essa série encerrou com o IBC-Br em 142,10 pontos em agosto. Esse é o pior resultado para meses de agosto desde 2017 (140,06 pontos).

Na parcial do ano, foi registrada uma alta de 0,66% e, em 12 meses até agosto, crescimento de 0,87%. Esses valores foram calculados sem ajuste sazonal, pois consideram períodos iguais.

Conhecido como uma espécie de “prévia do BC para o PIB”, o IBC-Br serve mais precisamente como parâmetro para avaliar o ritmo da economia brasileira ao longo dos meses. A projeção atual do BC para a atividade doméstica em 2019 é de avanço de 0,9%.

Mercado

A expectativa de crescimento da economia em 2019 seguiu em 0,87%, conforme o Relatório de Mercado Focus, divulgado também ontem pelo Banco Central. Há quatro semanas a estimativa de alta era a mesma.

Para 2020, o mercado financeiro manteve a previsão de alta do PIB (Produto Interno Bruto), em 2,00%. Quatro semanas atrás estava no mesmo patamar.

No fim de agosto, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) informou que o PIB do segundo trimestre de 2019 subiu 0,4% em relação ao primeiro trimestre.

Em setembro, o BC atualizou, por meio do RTI (Relatório Trimestral de Inflação), a projeção para o PIB em 2019, de alta de 0,8% para elevação de 0,9%.

No Focus desta semana, a projeção para a produção industrial de 2019 seguiu com baixa de 0,65%.