Cotidiano

Atirador de Orlando apareceu em documentário sobre desastre ambiental

ORLANDO — O autor do ataque a tiros em uma boate gay em Orlando apareceu em parte de um documentário sobre o derramamento de óleo no Golfo do México em 2010. As imagens, que vieram à tona nesta quarta-feira, mostram Omar Mateen agindo agresssivamente enquanto trabalhava como segurança em uma praia de Pensacola, na Flórida.

Mateen foi secretamente filmado pelos realizadores do documentário, “The Big Fix”. No vídeo, ele critica funcionários que estavam limpando o derramamento.

— Ninguém liga para cá. Eles estão torcendo para que mais óleo apareça e mais pessoas reclamem, então terão os empregos — diz Mateen no documentário. — Porque quando as pessoas são demitidas aqui, vai ser horrível para elas. Elas querem que o desastre aconteça. Porque é onde o dinheiro está.

Os idealizadores, Josh e Rebecca Tickell, disseram em comunicado que entregaram as filmagens às autoridades. No domingo, Mateen matou 49 pessoas ao abrir fogo na boate gay Pulse, em Orlando. Este foi o maior ataque armado da História dos EUA. Ele foi morto em uma troca de tiros com a polícia.

— Não queremos acrescentar mais atenção indevida ao atirador. Nossos corações estão com as famílias das vítimas do massacre, estamos de luto com vocês — disseram os organizadores.