Cotidiano

Atirador de boate em Istambul é capturado

63595518_In this photo obtained Tuesday Jan 3 2017 undated photo of a man believed to be the gunman.jpg

ISTAMBUL – O atirador que matou 39 pessoas em uma boate em Istambul na noite de Ano Novo, identificado como Abdulkadir Masharipov, foi preso no distrito de Esenyurt nesta segunda-feira, informaram veículos da imprensa turca, entre eles o jornal ?Hurriyet? e a rede de TV estatal TRT.

turquia_1601

O autor do massacre foi encontrado durante operação policial e levado para inspeção de saúde. Ele estava junto ao filho quando foi capturado, segundo o “Hurriyet”. Relatos não confirmados da imprensa local afirmam que ele agia sob o nome Edu Muhammed Horasani.

O vice-primeiro-ministro turco Numan Kurtulmus afirmou nesta segunda-feira que o ataque foi organizado junto à uma organização de inteligência. No domingo, a polícia revistou uma casa em Silivri, que teria sido usada pelo agressor, e encontrou US$ 150 mil.

O Estado Islâmico assumiu a responsabilidade pelo atentado, alegando ser uma retaliação pelo envolvimento do Exército da Turquia na Síria.

Durante a noite de Ano Novo, 39 pessoas, incluindo 27 estrangeiros (do Líbano, Arábia Saudita, Israel, Iraque e Marrocos) e 12 turcos foram mortos por um atirador em uma boate de Istambul, a Reina, localizada às margens do Bósforo, no lado europeu de Istambul.