Cotidiano

Atingidos recusam proposta e ocupam canteiro de usina

A intenção das famílias é acampar no local até que seja feito um acordo ou que o Estado e o MP se posicionem

Capanema – Após recusar por unanimidade a proposta feita pelo Consórcio Empreendedor Baixo Iguaçu sobre as indenizações das terras a serem alagadas para a construção do futuro reservatório da usina, entre Capanema e Capitão Leônidas Marques, aproximadamente 350 agricultores ocuparam a entrada do canteiro de obras da hidrelétrica.

Conforme o agricultor Sidinei Martini, que representa o MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens), foram 400 votos contrários aos valores determinados pela empresa aos proprietários e arrendatários dos imóveis às margens do Rio Iguaçu. “Depois da assembleia [realizada ontem], tentamos contato com o chefe da Casa Civil do Paraná, Valdir Rossoni, e com o Ministério Público, mas não tivemos retorno. Por isso, os atingidos decidiram ocupar o canteiro e permanecer ali por tempo indeterminado”, relata Martini.

A intenção das famílias é acampar no local até que seja feito um acordo ou que o Estado e o MP se posicionem. Além disso, serão barrados os trabalhadores que chegarem para trabalhar nos próximos turnos, permitindo apenas a saída daqueles que já se encontravam no canteiro antes da ocupação e a entrega de mantimentos aos que residem no alojamento.