Esportes

Athlético tem início positivo e sonha em repetir conquista do Campeonato Brasileiro

Com um início positivo, a torcida parece otimista com as chances

A última vez que uma equipe paranaense conquistou o Campeonato Brasileiro foi em 2011. Após quase 10 anos, o Athlético tenta repetir o próprio feito e colocar um clube da região na ponta da tabela ao final da temporada. Com um início positivo, a torcida parece otimista com as chances, mesmo enfrentando fortes favoritos como o Palmeiras e o Flamengo. Além disso, a equipe também sonha com o título da Copa Libertadores.

Até a estreia no Brasileirão, quando goleou o Vasco por 4 a 1, o Athlético já vinha de bons resultados. Foram 21 partidas disputadas, contando o campeonato estadual, e um total de 13 vitórias. O aproveitamento de 52,3% garantiu a equipe nas oitavas de final da Copa Libertadores e o título do Paranaense, mesmo disputando com o elenco sub-23. Um início de temporada que animou todos os torcedores.

O momento alto, por enquanto, foi na partida contra o Boca Juniors, atual vice-campeão continental, pelo Grupo G. Liderado pelo atacante Marco Ruben, a equipe do Furacão venceu por 3 a 0 e mostrou que tem força o suficiente para disputar o título mais importante da América do Sul. A ideia é repetir as boas temporadas na época do primeiro título nacional, porém isso não deve ser nada fácil com a presença de adversários mais fortes e ricos.

Palmeiras e Flamengo são os principais favoritos ao título do Campeonato Brasileiro, em quase todos os prognósticos nas apostas de futebol. As duas equipes possuem as maiores folhas salariais e conseguiram os reforços mais caros para a temporada. Por isso, o Athlético vai precisar contar com o bom trabalho do treinador Tiago Nunes para se destacar nas 38 rodadas de disputa da competição.

Relembrando as vitórias

O estado do Paraná possui dois títulos nacionais, desde a criação do Campeonato Brasileiro em 1971. Além da conquista de 2011 pelo Athlético, o Coritiba também foi campeão em 1985, no torneio que foi chamado de Taça de Ouro. A decisão, vencida nos pênaltis, foi contra a pequena equipe do Bangu, do Rio de Janeiro. Foi um marco importante para o futebol paranaense, que só cresceu desde então.

Apesar do Coritiba disputar a Série B, o Athlético Paranaense conseguiu se reestruturar bem e ganhar espaço no futebol nacional. No ano passado, o time sofreu até uma reformulação para conseguir uma identidade única. Além disso, a conquista da Copa Sul-Americana foi essencial para garantir a equipe na Copa Libertadores deste ano e mostrar a força do time contra os rivais de outros estados. O Furacão tem uma saúde financeira positiva, um estádio moderno e uma torcida forte para apoiar em todos os momentos.

Ainda faltam alguns meses até o final da temporada, e a disputa do Campeonato Brasileiro está só começando. No entanto, é possível acreditar que o Furacão está ficando cada vez mais perto de repetir uma conquista de grande repercussão. A goleada contra o Vasco é uma demonstração desse poder do clube, principalmente olhando a longo prazo. Por isso não será muita surpresa o estado do Paraná roubar as atenções no futebol nacional e até internacional no futuro.