Esportes

Athletico assume culpa por doping: “jogadores foram absolutamente vítimas”

O clube foi colocado como “100% responsável”

Curitiba – O presidente do Conselho Deliberativo do Athletico Paranaense, Mario Celso Petraglia, concedeu uma entrevista coletiva na tarde de ontem para dar esclarecimentos sobre os casos de doping dos jogadores Thiago Heleno e Camacho. Eles ingeriram um suplemento alimentar chamado Higenamina, substância que é proibida pela Agência Mundial Antidoping.

Antes de responder às perguntas da imprensa, ele fez um pronunciamento no qual colocou o clube como “100% responsável” pelo ocorrido, acrescentando ainda que os jogadores foram “absolutamente vítimas”.

“Lamentavelmente, nós fomos surpreendidos na última sexta-feira pela Conmebol que o Thiago havia ingerido uma substância que é considerada doping. Foi uma surpresa enorme na sexta-feira à noite. O nosso atleta Camacho também nos avisou que havia tomado [o suplemento] e nós, no processo de defendê-los, assumimos a culpa. O clube assumiu a responsabilidade e não poderia ser diferente. Que isentem os atletas e não se perdoe quem tem culpa. O clube vai pagar pelo erro que cometeu”, afirmou Mario Celso Petraglia.

“Queremos buscar a isenção dos atletas, eles foram absolutamente vítimas. Lamentavelmente, a legislação também nos penaliza em função deles terem ingerido um produto que está listado como impeditivo”, acrescentou.

De acordo com Petraglia, o clube agora tem como principal objetivo, além de minorar a pena, evitar que essa situação não afete a imagem dos jogadores, uma vez que “o doping é uma coisa forte na vida do profissional do esporte”.

O caso

Petraglia classificou o caso como inadmissível e disse que foi aberta uma sindicância dentro do clube para investigar tudo que aconteceu e deixou de ser feito para que isso fosse evitado. Disse ainda, depois do pronunciamento à imprensa, em resposta a uma das perguntas, que não há possibilidade de o Athletico ser punido no episódio. Ele também negou que Bruno Guimarães e João Pedro tenham ingerido a mesma substância. Thiago Heleno foi apanhado pela Comissão Antidopagem da Conmebol no jogo de volta contra o Tolima, dia 9 de abril, pela fase de grupos da Copa Libertadores, e está suspenso preventivamente. Já Camacho realizou o exame na partida contra o Jorge Wilstermann, dia 24 de abril, e ainda aguarda contraprova.