Cotidiano

Aterro poderá ter sistema de geração de energia renovável

A ideia faz parte de um projeto que envolve o município de Maripá e a UFPR

Maripá – A recente viagem do prefeito Anderson Bento Maria a Brasília já traz reflexos a um dos projetos apresentados. Esteve em Maripá o superintendente estadual da Funasa, José Alexandre Ferreira, para visita técnica no aterro sanitário e analisar os detalhes do projeto que visa a transformar resíduos em energia renovável.

Durante a visita ao deputado federal Alfredo Kaefer, Anderson havia pleiteado emenda parlamentar de aproximadamente R$ 300 mil junto à Fundação Nacional de Saúde para a construção de um secador de tambor no aterro sanitário com o intuito de diminuir o volume de resíduos sólidos no aterro, como podas de árvores e restos de madeiras e, a partir deles, gerar energia.

A ideia faz parte de um projeto que envolve o município de Maripá e a UFPR. Nesse caso, fica a cargo da UFPR disponibilizar o equipamento, chamado Briquetadeira, que realiza a caracterização química e energética dos briquetes produzidos, além de prestar suporte técnico científico. Maripá vai disponibilizar o espaço físico, mão de obra, auxiliar em campanhas de divulgação e coleta de materiais que possam servir de matéria prima para produção dos briquetes, além do secador que foi pleiteado nesta emenda. O projeto trará aumento da vida útil do aterro.