Cotidiano

Atentado terrorista em Nice deve afetar turismo na França

FRANCE-ATTACK-NICE-EUPARIS ? O atentado em Nice, cidade da Riviera Francesa e um dos destinos mais populares do mundo, não fere apenas o orgulho dos franceses logo no dia 14 de julho, data em que celebram a Queda da Bastilha, ou reacende o debate sobre terrorismo. O ataque também tem impacto direto na economia e representa um novo golpe ao turismo no país.

Nice

Depois de Paris, Nice é a cidade mais popular entre os turistas. O passeio dos ingleses, avenida costeira onde o tunisiano Mohamed Lahouaiej Bouhlel avançou com um caminhão contra uma multidão, é especialmente um lugar muito procurado, tanto por franceses quanto por estrangeiros.

Nesta sexta-feira, as ações de empresas europeias de turismo despencaram. Na bolsa de Paris, as ações de empresas como o grupo hoteleiro AccorHotels e a companhia de aluguel de veículos Europcar caíram 4%.

O setor de turismo, que responde por 7% do Produto Interno Bruto (PIB) e gera milhões de empregos diretos e indiretos, tentava se recuperar desde os atentados de Paris, em novembro de 2015. A agência AFP informou que a chegada de turistas à capital em voos regulares caiu 11% desde janeiro. Em julho, no entanto, este cenário vinha se revertendo. A Eurocopa, por exemplo, fez as reservas de hotéis aumentarem de última hora.

Ataque em Nice: 50 feridos em estado grave

A sucessão de atentados põe em risco uma das principais fontes de renda na França, lamenta Georges Panayotis, presidente de uma empresa especializada em turismo. Para ele, a série de ataques desmotivará visitantes durante um tempo.

? Desde de ontem já temos cancelamos massivos ? lamenta Denis Cippoloni, presidente do principal sindicato hoteleiro da cidade.

Na última quarta-feira, dia em que foi formado um comitê de urgência econômica dedicado ao turismo, o ministro de Relações Exteriores, Jean-Marc Ayrault, pediu uma mobilização geral para que a França se mantenha como primeiro destino turístico mundial.