Cotidiano

Atentado a aeroporto de Istambul 'tem marca do Estado Islâmico', diz CIA

WASHINGTON – A CIA acredita que o Estado Islâmico tenha sido o responsável pelo atentado ao aeroporto internacional de Istambul que deixou 41 mortos e 239 feridos na noite de terça-feira. Um dia após o ataque, o diretor de agência americana de Inteligência, John Brennan, disse que a invasão suicida “mostra as marcas da depravação do EI”.

? Os ataques desprezíveis no aeroporto internacional de Istambul ontem, que mataram dezenas e feriram vários mais, possui a marca do EI. Estou preocupado, do ponto de vista de um professional da Inteligência que olha para as capacidades do Daesh (acrônimo do EI em árabe) e sua determinação em matar quantas pessoas puder internacionalmente ? avaliou Brennan, citado pelo “Yahoo News”.

O diretor da CIA relembrou que os três terroristas que cometeram o ataque vestiam coletes com explosivos, material que “não é tão difícil de tornar em arma”.

? Ficaria surpreso se o Daesh não tentasse cometer este tipo de ataque nos EUA ? advertiu, em entrevista à PBS. ? Há muito a se fazer para garantir progresso significativo contra o grupo.

Mais cedo, o presidente Barack Obama ligou para o homônimo turco, Recep Tayyip Erdogan, para expressar ?suas mais sentidas condolências em nome do povo americano?, afirmou o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, aos jornalistas que viajam com o presidente americano a Ottawa.

? Na ligação, ele ofereceu todo o apoio que beneficie os turcos enquanto conduzem as investigações ? acrescentou. ? Qualquer informação que obtivermos e que possa ser usada pela Turquia para a investigação, obviamente que vamos compartilhá-la. Info Explosão Aeroporto Turquia

INVESTIGAÇÃO

Investigadores turcos se debruçam sobre imagens de vídeo e declarações de testemunhas nesta quarta-feira, depois de três terroristas suicidas abrirem fogo e se explodirem no principal aeroporto de Istambul. As autoridades confirmaram que entre os mortos estão 13 estrangeiros.

O ataque no terceiro aeroporto mais movimentado da Europa foi um dos mais mortais em uma série de atentados suicidas nos últimos meses na Turquia. O país faz parte da coalizão liderada pelos Estados Unidos que luta contra o Estado Islâmico em Iraque e Síria.

Um atirador abriu fogo no terminal de partidas com um rifle automático, antes dos três terroristas se explodirem na sala de desembarque, num andar inferior, segundo testemunhas e autoridades. Aeroporto de Istambul tenta retomar atividades após atentado

Indícios apontam que o Estado Islâmico (EI) realizou o ataque, segundo o premier Binali Yildirim. Dois funcionários de contraterrorismo dos EUA familiarizados com as primeiras fases das investigações afirmaram que o Estado Islâmico estava no topo da lista de suspeitos.

Um vídeo mostrou um dos agressores no interior do edifício do terminal sendo baleado, aparentemente por um policial, antes de cair no chão. Ele, então, se explodiu cerca de 20 segundos depois.

? É um quebra-cabeça. As autoridades estão vasculhando imagens do circuito de segurança e declarações de testemunhas ? disse um oficial turco.

Sem citar fontes, a agência de notícias Dogan afirmou que as autópsias dos três terroristas haviam sido concluídas e que eles podem ser estrangeiros.

Câmera de segurança mostra o momento da explosão no aeroporto Ataturk em Istambul