Cotidiano

Atendimentos aos indígenas

Reduto costumeiro de índios que vivem especialmente na Aldeia Rio das Cobras, Cascavel conseguiu apoio para realizar uma capacitação de atendimento a essa população. A expectativa é de que conceitos da cultura e especificidades de comunidades indígenas sejam debatidos em encontros.

A iniciativa parte de recomendação do Ceas-PR (Conselho Estadual de Assistência Social) ao conselho com essa mesma finalidade no Município. “A recomendação ocorre diante da necessidade de acompanhamento aos atendimentos à população indígena na região, e, portanto, o Município solicitou capacitação regional sobre a temática com intuito de melhoria de atendimentos aos indígenas”, informou a Secretaria de Assistência Social de Cascavel.

Em cumprimento à solicitação, a Secretaria da Família e Desenvolvimento Social firmou um cronograma: nos dias 8 e 9 de maio está prevista reunião técnica em Laranjeiras do Sul com a participação de representantes do Ceas-PR, de Cmas [Conselhos Municipais de Assistência Social] e de gestores e técnicos de Cascavel, Espigão Alto do Iguaçu, Laranjeiras do Sul e Nova Laranjeiras.

Por vídeo

Como parte da programação de capacitação também estão previstas duas videoconferências, uma para cada semestre. A primeira irá compartilhar experiências já realizadas pelos municípios de Espigão Alto do Iguaçu e Laranjeiras do Sul e a segunda apresentará a atuação da política da educação junto aos indígenas, além de outras discussões necessárias durante o processo.

Grupo de trabalho

Um grupo de trabalho deve ser criado com objetivo de elaborar protocolos com fluxos de atendimento e encaminhamentos à população indígena. O grupo contará com apoio da Secretaria da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, Funai (Fundação Nacional do Índio), Funasa (Fundação Nacional de Saúde), além de secretarias do Estado e representantes da população indígena.