Cotidiano

Atenção às promoções de alimentos com prazo de validade vencendo

Supermercados - ofertas 2.jpgRIO ? Alguns estabelecimentos costumam reduzir os preços de mercadorias que estão com o prazo de validade próximo do vencimento. De acordo com o Procon SP, esta não é uma prática ilegal, mas o consumidor deve ficar atento à data de vencimento e avaliar a quantidade a ser adquirida de acordo com suas necessidades de consumo. Ao levar para casa mais unidades, pensando em estocá-las e aproveitar o bom preço, corre-se o risco de perder o produto e o dinheiro nele empregado, se não for consumido dentro do prazo de validade.

Ao colocar um produto em promoção, o estabelecimento deve informar o período de duração da oferta, bem como a quantidade de produtos disponibilizados para aquela promoção e, se for o caso, o número de unidades que cada pessoa pode levar para casa.

Só que boas ofertas terminam rapidamente. E caso esteja dentro do período promocional e não tenha sido divulgada previamente a quantidade reservada do produto, de acordo com o Procon SP, o comerciante é obrigado a oferecer outro equivalente em seu lugar.

O Procon SP alerta também que as ofertas não querem dizer, necessariamente, preço mais barato: pode significar apenas que o valor daquele produto está mais baixo do que o usual. Se o critério for preço, pode haver outras marcas mais em conta. Por isso, o consumidor deve verificar o que melhor lhe convém.

Confira outras dicas para o consumidor não sair perdendo do supermercado:

? Ele deve ficar atento às estratégias de marketing, como, por exemplo, disposição de uma marca de produto em oferta em corredores centrais, distante das gôndolas que contenham o mesmo produto com marcas diferentes. Essa manobra faz o consumidor deixar de comparar o preço desse produto com os demais, de outros fabricantes.

? Não se deixe enganar com as embalagens menores, que nem sempre são mais baratas proporcionalmente. O que vale é a relação preço-quantidade.

? Quanto àqueles produtos que levam o nome do supermercado, o consumidor deve observar o nome do fabricante. Com isso, perceberá que são os mesmos de marcas que você já conhece e costumava consumir.

? E atenção: quando passar os produtos pelo caixa, fique atento aos valores registrados, principalmente quando se tratar daquelas ofertas-relâmpago. Havendo diferença entre o preço cobrado e o que estava informado na gôndola, prevalece o menor.