Cotidiano

Atenção ‘apressados’: ruas sem radares estão com os dias contados

De acordo com a presidente da Transitar, assim que o processo for assinado pelo prefeito Leonaldo Paranhos, será marcada a data da licitação

Atenção ‘apressados’: ruas sem radares estão com os dias contados

Cascavel – Os motoristas “apressadinhos” que andam abusando da velocidade nos últimos meses em que Cascavel está sem a fiscalização dos radares eletrônicos, devem ficar em alerta, já que a licitação dos novos equipamentos está prestes a sair do forno. A informação foi repassada ontem (3) pela a presidente da Transitar, Simoni Soares, que confirmou que o processo licitatório está pronto.

De acordo com a presidente da Transitar, assim que o processo for assinado pelo prefeito Leonaldo Paranhos, será marcada a data da licitação. A nova licitação contempla os 27 pontos que eram até começo de dezembro fiscalizados pela a antiga empresa e mais 15 pontos novos. “Temos três pontos dos antigos que vamos remanejar, ou seja, não serão mais no mesmo local porque já cumpriram a sua função”, disse.

Segundo Simoni Saores, os 40 pontos de radares já estão mapeados, inclusive nas novas vias que foram revitalizadas e, dessa forma, amplia também as faixas fiscalizadas. No último contrato eram 66 faixas monitoradas e essa terá 90 faixas. Outra mudança, é que essa nova licitação será para 48 meses e não 60 meses como era anteriormente.

A presidente da Transitar ainda lembrou que a licitação havia sido publicada em novembro do ano passado, já que como o contrato antigo vencia em dezembro, a ideia não era deixar a cidade sem o serviço, mas assim que o edital foi publicado, a autarquia recebeu alguns questionamentos que, após avaliados, determinaram mudanças no edital, alterando também o prazo.

Até que haja um novo contrato, a fiscalização está ocorrendo por meio dos radares móveis, operados pelos agentes de trânsito. Conforme Simoni, são profissionais específicos em locais estratégicos para inibir o excesso de velocidade, infração responsável por 80% das mortes no trânsito.

 

MONITORAMENTO

Outra novidade na questão de fiscalização eletrônica nas ruas de Cascavel é a ampliação do projeto DIS (Dispositivo Inteligente de Segurança) que é de responsabilidade da Fundetec (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Cascavel). O DIS dispõe de câmeras de monitoramento que fazem a comunicação com a central da Guarda Municipal, com objetivo de levar mais segurança aos bairros.

O quarto equipamento foi instalado para monitoramento na Avenida Gralha Azul, Bairro Guarujá. Existem outras três em funcionamento nos bairros Santa Cruz, Floresta e na Avenida Brasil. Além disso, a previsão é de serem instaladas mais seis câmeras na Avenida Itália, Leonardo da Vinci, Avenida Piquiri, Ipanema, entre outras.

De acordo com o presidente da Fundetec, Alcione Gomes, outra novidade para este ano é a realização de uma licitação para a instalação de pelo menos 100 pontos de monitoramento na entrada e saída da cidade. “É um projeto que estamos liberando recursos por meio do Paraná Cidade e que vai unificar a central de monitoramento da Guarda Municipal e da Transitar”, explicou Alcione.

A previsão é que as câmeras sejam licitadas e instaladas ainda este ano.