Esportes

Até 16 câmeras e 1ª escala definida: é o VAR em campo

Rio de Janeiro – Entre 14 e 16 câmeras serão utilizadas por árbitros da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) em cada jogo das quartas de final da Copa do Brasil, em que a entidade fará as primeiras utilizações do árbitro de vídeo (VAR) no futebol nacional. O sistema vem sendo testado offline em jogos do Campeonato Brasileiro.

É menos da metade do número de câmeras utilizadas pela Fifa na Copa do Mundo na Rússia (33 a 35). A variação depende da quantidade de equipamentos utilizados pela Rede Globo e pela Fox Sports, que detêm os diretos de transmissão do torneio e gerarão as imagens.

A informação é do coordenador do árbitro de vídeo da CBF, Manoel Serapião, em coletiva na sede da entidade no Rio de Janeiro. "Vamos utilizar 15 ou 16 câmeras. São duas empresas, Globo e Fox. É bom esclarecer que com sete câmeras e mais uma invertida já teremos 95% de todos os lances. Uma situação especial, uma mão escondida (pode dificultar), mas vamos recorrer a todas as imagens disponíveis. Teremos sucesso e solução para todos os lances. Nossos árbitros estão preparados, sabem o plano de câmera, sabem as prioridades, como câmeras de impedimento, de impacto."

Ele garantiu que o posicionamento das câmeras no gramado é definido pela CBF e sem interferência das emissoras.

Serapião exaltou a experiência do árbitro de vídeo na Copa do Mundo – foi a principal novidade deste Mundial – e disse que os árbitros brasileiros estão treinados para priorizar a análise dos acontecimentos do jogo, independentemente do tempo que isso pode consumir na partida.

Arbitragem de vídeo será utilizada nas quartas de final da Copa do Brasil

Jogos com recursos do VAR:
Grêmio x Flamengo
Corinthians x Chapecoense
Santos x Cruzeiro
Bahia x Palmeiras