Cotidiano

Ataques de ódio são denunciados nos EUA após vitória de Trump

WASHINGTON ? A vitória do republicano Donald Trump nas eleições presidenciais americanas foi acompanhada por relatos de atos de ódio, racistas e islamofóbicos pelo país. De acordo com a emissora CNN, uma escola foi pichada com um grafite pró-Trump, enquanto uma muçulmana teve seu véu roubado por homens que citaram o presidente eleito. Outros casos foram registrados em diferentes cidades.

Alguns partidários de Trump ? acusado de fomentar a xenofobia e a islamofobia ? usaram suas palavras para justificar atos de ódio.

Na Universidade de Nova York, o nome Trump foi escrito em uma sala de orações para muçulmanos.

?Nosso campus não é imune ao fanatismo que atinge os EUA?, disse a Associação de Estudantes Muçulmanos da NYU em uma postagem no Facebook.

No estado de Minnesota, as palavras ?Trump?, ?Apenas brancos?, e ?Estados Unidos branco? foram pichadas na porta do banheiro de uma escola.

Alguém também escreveu ?Volte à África? e ?Tornar os Estados Unidos grandes novamente?, que era o slogan de campanha do magnata.

Em outro incidente, uma estudante da Universidade de San Diego foi confrontada por dois homens que fizeram comentários sobre Trump e muçulmanos, de acordo com a polícia.

?Comentários feitos à estudante indicam que ela foi alvo por causa de sua fé muçulmana, incluindo seu uso de uma roupa tradicional e hijab?, disse o presidente da Universidade, Elliot Hirshman, em um comunicado.

Um dia depois de Trump ser eleito, alguns alunos de uma escola em Michigan começaram a cantar no refeitório ?Construa o muro, construa o muro?, em referência à proposta do republicano de erguer uma barreira na fronteira com o México.

Em Durham, na Carolina do Norte, um muro foi pichado com a mensagem ?Vidas de negros não importam nem os seus votos?.