Cotidiano

Ataques às UPPs: Crivella sugere atuação da Força Nacional

RIO – O candidato a prefeito do Rio, Marcelo Crivella (PRB), afirmou, nesta terça-feira, que ?não se pode descartar a atuação da Força Nacional? como resposta aos ataques às Unidades de Polícia Pacificadoras (UPPs), que deixaram três mortos e cinco feridos ontem no Rio. Crivella disse que o combate à violência na cidade passa pelo diálogo entre prefeitura e os governos estadual e federal.

? É preciso que a gente tenha como ponto fundamental na agenda política do Rio a questão da segurança. O Rio vive uma crise econômica com reflexos agora numa parte da segurança. É preciso que o prefeito e o governador se entendam. E se entendam também com o governo federal, já que não se pode descartar a atuação da Força Nacional.

O candidato lamentou a saída de José Mariano Beltrame da secretaria estadual de Segurança. Ele disse que a prefeitura foi ausente e não fez parcerias com Beltrame.

? Era um grande secretário. Fez de tudo no poder quando estava à frente da secretaria estadual de Segurança. Ele (Beltrame) reclamou da falta de parceria com a prefeitura. Ao longo de sua gestão, iniciada em 2007, o ex-secretário fez reiteradas críticas sobre a falta de políticas públicas da prefeitura nas áreas pacificadas.

? A prefeitura tem sido ausente. Ela acha que a segurança é só uma questão de estado. Eu já penso diferente. Acho que a segurança começa na escola. É preciso que na escola as crianças aprendam a disciplina, aprendam respeito. É preciso que na escola não haja tráfico de drogas, nem furtos.

O bispo licenciado da igreja universal também defendeu a atuação da Guarda Municipal para fazer patrulhamento em parceria com a PM.

? A guarda não pode ser usadas só para arrecadar multas ou para a questão da ordem urbana. É preciso fazer o policiamento comunitário, com tecnologia e câmeras espalhadas. Hoje nós temos milhares delas, mas todas são usadas para o trânsito. Poucas são usadas conectadas aos centros de segurança. Podemos usar policiais que são aposentados, outros que estão em cadeiras de rodas. Para que ali possam, através do rádio, melhorar a segurança da cidade.

O candidato também propôs a criação de cinturões de segurança nas áreas turísticas da cidade. Ele disse que a redução da violência em bairros da Zona Sul é fundamental para o incremento do turismo e o aumento da arrecadação de impostos, como o ISS, principal fonte de arrecadação do município hoje.

? As áreas turísticas devem ter “roubo zero”, “homicídio zero”. Não que a gente seja eleito pelos pobres e governe para os ricos. Mas é que precisamos do turismo para arrecadar mais impostos. Com isso, poderemos investir mais nos bairros da Zona Oeste.