Cotidiano

Ataques aéreos destroem hospital a oeste de Aleppo

BEIRUTE – Ataques aéreos destruíram o único hospital da cidade de Arareb, tomada por rebeldes, a oeste de Aleppo, ferindo vários membros da equipe médica.

O Observatório Sírio para Direitos Humanos (OSDH), ONG com base no Reino Unido, disse que aviões de guerra atacaram a cidade durante a noite de domingo e nesta segunda-feira, atingindo o hospital.

O hospital é o único da cidade e atendia uma área com cerca de 60 mil pessoas, disse o Observatório. Pesados ataques aéreos têm sido registrados a oeste de Aleppo nos últimos dias, disse o OSDH.

Rebeldes, apoiados pela Turquia, pelos Estados Unidos e por monarquias do Golfo, lutam para derrubar o presidente Bashar al-Assad, cujas forças militares, apoiadas pela Rússia, têm lançado ataques de jatos e helicópteros extensivamente em cinco anos e meio de conflito.

Países ocidentais e ativistas dos direitos humanos acusam as forças áreas da Síria e da Rússia de lançar ataques tendo como alvos hospitais e outras infraestruturas civis em territórios controlados por rebeldes.

Moscou e Damasco negam e dizem que a campanha aérea é dirigida contra alvos militares que pertencem aos rebeldes, que descrevem como terroristas.

O conflito que já matou centenas de milhares de pessoas, deixou metade da população do país desabrigada, e abriu espaço para grupos extremistas consolidarem suas organizações e planejarem ataques.