Cotidiano

Ataque suicida mata 13 pessoas em mercado de Bagdá

MIDEAST-CRISIS_IRAQ-BOMB

BAGDÁ ? Um ataque suicida numa área comercial de Bagdá matou ao menos 13 pessoas e feriu mais de 50 neste domingo, segundo fontes médicas e policiais informaram à agência Reuters. A ação contra o mercado no distrito xiita de Jamila, na zona leste da capital iraquiana, foi reivindicado pelo Estado Islâmico.

Segundo testemunhas, o terrorista cruzou o portão do mercado com um carro e chegou a ser identificado pelas forças de segurança, que abriram fogo, mas não conseguiram impedir que o atacante detonasse os explosivos.

O ataque foi imediatamente reivindicado pelo Estado Islâmico em comunicado divulgado pela internet, que dizia que o ataque a bomba mirava uma reunião de xiitas que acontecia na área.

Nas últimas semanas, os ataques terroristas contra a capital iraquiana se intensificaram, na medida em que a ofensiva do governo avança sobre territórios antes controlados pelo Estado Islâmico. Segundo a agência AP, foram quase cem mortos em Bagdá. A ação mais mortal aconteceu na semana passada, quando um ataque suicida matou 41 pessoas em outra área comercial em Sadr City.

Zonas comerciais são alvo constante dos terroristas, que tentam minar a confiança da população na habilidade do governo em manter a segurança. Ataques quase que diários acontecem em Bagdá, numa tentativa do Estado Islâmico de desviar a atenção do avanço do governo sobre seus territórios no norte e oeste do país.

Neste sábado, as tropas do governo fizeram avanços na retomada de Mossul, segunda maior cidade do país, que está sob controle do Estado Islâmico desde 2014. Caso a ofensiva seja bem sucedida, será a maior perda do grupo terrorista, já que Mossul é a maior cidade restante do ?califado?, que reuniu territórios no Iraque e na Síria.