Cotidiano

Ataque suicida deixa 27 mortos em mesquita xiita em Cabul

AFGHANISTAN-BLAST_-GAO30O86D.1.jpgCABUL – Um ataque suicida matou nesta segunda-feira ao menos 27 pessoas e feriu dezenas em uma explosão em uma mesquita xiita na capital afegã, informaram autoridades.

O terrorista suicida entrou na mesquita Baqir ul Olum durante um cerimônia, disse o Ministério do Interior em um comunicado.

Fraidoon Obaidi, chefe do Departamento de Investigação Criminal da polícia de Cabul, disse que ao menos 27 pessoas morreram e 35 ficaram feridas, mas que o número final poderia aumentar.

? Vi gente gritando e coberta de sangue ? disse um sobrevivente à rede de televisão afegã Ariana, acrescentando que cerca de 40 mortos e 80 feridos tinham sido retirados do edifício antes dos serviços de resgate chegarem ao local, mas não havia confirmação independentes destes números.

Os talibãs, que buscam restaurar a lei islâmica depois de sua derrubada em 2001, negaram a responsabilidade pelo ataque.

? Nunca atacamos mesquitas e não está entre nossos objetivos ? disse o porta-voz principal do movimento, Zabihullah Mujahid.

A sangrenta rivalidade sectária entre muçulmanos sunitas e xiitas tem sido relativamente rara no Afeganistão, um país de maioria sunita, mas o ataque destaca a nova dimensão letal que a crescente tensão étnica poderia acrescentar a um conflito de décadas de duração.

“Este ataque tinha como objetivo civis inocentes, incluindo crianças, em um lugar sagrado. É um crime de guerra e uma atoe de terrorismo contra o Islã e a humanidade”, disse em uma mensagem publicada em sua conta do Twitter o diretor executivo do governo, Abdullah Abdullah.

Em julho, mais de 80 pessoas morreram em um ataque contra uma manifestação da minoria hazara xiita que foi reivindicado por milicianos do Estado Islâmico.