Cotidiano

Ataque na Disney: menino fazia castelo de areia quando foi mordido por jacaré

2016_916806586-201606161335227643_AFP.jpg_20160616.jpg

ORLANDO, Flórida ? O relatório final sobre a morte de Lane Graves, garoto de dois anos atacado por um jacaré nas margens de uma lagoa num completo hoteleiro de Walt Disney perto de Orlando, na Flórida, aponta que o pai do menino, Matt Graves, se agarrou na boca do animal numa tentativa de retirar a cabeça do filho das mandíbulas do réptil de dois metros de comprimento.

Segundo o documento elaborado pela Florida Fish and Wildlife Conservation Commission, o jacaré mordeu a cabeça do pequeno Lane quando ele se agachou para pegar areia na borda da lagoa, para brincar de construir castelos, informa o ?Guardian?. A morte foi provocada pela mordida esmagadora e afogamento.

Em relatório separado, a polícia de Orange County, responsável pelo caso, determinou que a morte foi acidental. Uma das testemunha, um turista de 16 anos, contou que estava caminhando na calçada da praia com os irmãos quando ouviu gritos e viu o jacaré levando o pequeno Lane para a água.

?Primeiro, o jacaré veio com a cabeça em direção à praia, mas virou-se, uma vez que tinha criança em sua boca, e se arrastou de volta para a água?, contou Peter Courakos aos investigadores.

O jacaré foi visto por vários turistas momentos antes do ataque, mas não a tempo de avisar a família Graves. Alfred Smith contou ter fotografado o imenso réptil do seu quarto no resort, cerca de uma hora e meia antes. Pouco antes do incidente, ele viu crianças brincando nas margens da lagoa, e quando estava saindo do quarto para avisá-los, escutou os gritos da mãe de Lane.

Outra turista, Shawna Giacomini, disse aos investigadores que ela e suas duas filhas viram o jacaré a cerca de um metro e meio da margem, cerca de 45 minutos antes do ataque. O fato foi informado pela filha mais velha a um funcionário da Disney. As três foram a uma loja e quando voltaram, o garoto havia sido atacado.

De acordo com a agência de conservação, o jacaré aparentemente não tinha medo de humanos, por estar em uma área bastante movimentada. Uma parte da investigação ainda está em andamento, para averiguar se os animais eram alimentados no local.

Os pais de Lane já disseram publicamente que não planejam processar a Walt Disney. Após o ataque, o parque realizou mudanças para limitar um possível contato de visitantes com jacarés, incluindo a construção de um muro de pedra cercando a lagoa.