Cotidiano

Ataque à maior base dos EUA no Afeganistão mata quatro e fere 18

CABUL ? Um homem-bomba do Talibã vestido de trabalhador explodiu a si mesmo em um ataque à maior base dos Estados Unidos no Afeganistão, matando ao menos quatro pessoas e ferindo outras 18, afirmaram as autoridades.

?Um explosivo foi detonado na Base Aérea de Bagram, resultando em várias mortes?, disse a missão Apoio Resoluto, liderada pela Otan, em comunicado. ?Equipes de resposta em Bagram continuam a tratar os feridos e a investigar o ocorrido?.

Waheed Sediqqi, porta-voz do governador da província de Parwan, disse que o homem-bomba conseguiu entrar no local fortemente protegido e estava parado em uma fila com trabalhadores afegãos quando detonou um colete suicida. A base fica em Bagram, 55 quilômetros ao norte da capital afegã, Cabul.

Sediqqi disse que quatro pessoas foram mortas e 18 feridas. Não houve informações imediatas sobre a identidade das vítimas.

O ataque, cuja autoria foi assumida pelo Talibã, ressalta o desafio que o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, vai enfrentar com a política externa quando assumir o cargo em janeiro.

O porta-voz do Talibã, Zabihullah Mujahid, disse que o ataque deste sábado, que segundo ele foi planejado por quatro meses, causou fortes baixas, matando 23 americanos e ferindo 44. O movimento frequentemente exagera o número de mortes causadas por suas operações.

O presidente dos EUA, Barack Obama, esperava originalmente remover todas as forças americanas do país até o fim de seu mandato, mas foi forçado a abandonar o objetivo, uma vez que as forças afegãs encontraram dificuldades para conter a insurgência dos talibãs.