Cotidiano

Ataque a comboio humanitário deixa milhares de sírios sem ajuda, alerta ONG

MIDEAST-CRISIS_SYRIARIO ? Milhares de sírios ficarão sem receber ajuda após o bombardeio contra um comboio humanitário na região de Aleppo, alertou Ingy Sedky, porta-voz do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) em Damasco. Atingidos por um ataque aéreo na segunda-feira, os caminhões transportavam ajuda de primeira necessidade para 78 mil pessoas na cidade de Orem, em uma área rural. Segundo Sedky, um depósito do Crescente Vermelho Sírio (SARC) foi incendiado e danificado. Suprimentos humanitários como farinha, roupas de inverno e cobertores também foram destruídos.

? Infelizmente, os materiais danificados no ataque vão privar 78 mil pessoas de Orem de receber ajuda essencial que deveria ser entregues a eles ? afirmou a porta-voz ao GLOBO, nesta terça-feira.

Cerca de 20 civis foram mortos no bombardeio, incluindo um diretor local do Crescente Vermelho Sírio. O comboio tinha sido organizado pelas Nações Unidas e transportava assistência de diversas agências humanitárias da ONU, e estava sendo implementado no terreno pela Cruz Vermelha.

Dos 31 caminhões que formavam o comboio, 18 ficaram totalmente destruídos. Sedky classificou o ataque de ?ultrajante? e disse que é uma violação ao direito internacional.

? Atacar trabalhadores humanitários e infraestruturas é uma clara violação ao Direito Internacional Humanitário. Não impacta só a nossa capacidade de ajudar os milhões de afetados por este conflito brutal, como também priva as pessoas de ajuda humanitária vital.

O bombardeio forçou a ONU a suspender as operações com comboios humanitários na região, mas o CICV afirmou que apenas adiou o transporte de um de seus comboios enquanto a situação de segurança está sendo reavaliada.

? Continuaremos buscando garantias de segurança necessárias de todas as partes do conflito armado. Há milhões de sírios que dependem da assistência do Crescente Vermelho e do CICV no país.

A porta-voz acrescentou que a situação humanitária em Aleppo e em áreas como Ghoutta, na região rural de Damasco e no Norte de Hama é particularmente alarmante.

? Ajuda humanitária deve ser separada do processo político. Precisamos ter acesso regular a áreas sitiada e de difícil acesso, onde cerca de cinco milhões e meio de pessoas vivem. A coordenação com todos os lados é crucial, mas é uma tarefa longa e árdua.

Após acusações dos Estados Unidos, a Rússia negou nesta terça-feira que a aviação russa e a aviação síria tenham realizado o ataque ao comboio.