Cotidiano

Ata do Fed mostra confiança para alta de juros

WASHINGTON – Os membros do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) se mostraram confiantes que o fortalecimento da economia americana é suficiente para garantir elevação dos juros em breve, mostra a minuta da reunião realiza nos dias 1º e 2 de novembro, poucos dias antes da eleição presidencial no país. A elevação das taxas no país tem impacto em economias emergentes, como o Brasil, pois resulta em atração para lá de capitais que estão ou iriam para outros países.

Atualmente, o mercado já avalia que há 100% de chances de o Fed elevar os juros no mês que vem. Antecipando o movimento, as taxas dos Tresauries (títulos do Tesouro americano) de dez anos subiram de 2,3% ontem para 2,4% hoje. Quando Donald Trump foi eleito, os papéis estavam pagando 1,7%, lembra Pablo Spyer, diretor de operações da Mirae Asset Wealth Management.

Divulgada nesta quarta-feira, a ata do Fed respalda o consenso de Wall Street sobre a elevação em dezembro, após a as autoridades do Fed manterem o juro sem mudanças na reunião deste mês.