Cotidiano

Astronauta da Nasa sofre de dores depois de passar um ano no espaço

CABO CANAVERAL, Flórida ? O astronauta da Nasa Scott Kelly, que passou um ano no espaço, sofre de dores nos pés, rigidez nas pernas e fadiga mesmo após três meses na Terra. Kelly fez sua primeira grande apresentação aos empregados da agência espacial americana nesta quarta-feira.

? Quando saí da Soyuz… realmente não estava mal, mas isso é porque sou um bom ator ? disse Kelly. ? Meu objetivo ali não era estar incrível, mas tinha que me assegurar que não estava pior que os outros.

Kelly voltou à Terra com dois russos, e com um deles dividiu sua viagem de 340 dias. Em Houston, Kelly disse que sofre com ardor na pele e sintomas similares aos da influenza.

O objetivo da Nasa com a viagem de quase um ano ao espaço é tentar entender como o corpo se adapta ao período sem gravidade, enquanto se prepara para enviar humanos a Marte no início da década de 2030.

Atualmente Kelly escreve um livro e recentemente esteve, com seu irmão gêmeo idêntico Mark, astronauta aposentado, em sua escola primária em New Jersey, que agora tem o nome da família deles.