Cotidiano

Astro de Monty Python, Terry Jones revela que sofre de demência

Film-Monty Python-GCR2409IG.1.jpgLONDRES ? Astro do icônico grupo de comédia Monty Python, Terry Jones revelou que foi diagnosticado com demência. Aos 74 anos, o britânico, que dirigiu os clássicos “A vida de Bryan” (1979) e “Monty Python – O sentido da vida” (1983), afirmou que está sofrendo de afasia progressiva primária, que afeta sua capacidade de se comunicar.

A notícia do estado de saúde Jones surgiu após o anúncio de que o BAFTA Cymru ? versão galesa da premiação organizada pela Academia Britânica de Artes do Cinema e Televisão ? o homenageou com um prêmio especial por sua notável contribuição cultural.

Na ocasião, um porta-voz do comediante afirmou: “Terry foi diagnosticado com afasia progressiva primária, uma variação de demência frontotemporal. A doença afeta sua habilidade de se comunicar e, por isso, ele não dará mais entrevistas. Terry está orgulhoso e honrado por ter sido reconhecido dessa maneira e ansioso pelas comemorações”.

O comediante, roteirista e diretor galês é um dos membros da trupe Monty Python, ao lado de John Cleese, Michael Palin, Terry Gilliam, Eric Idle e Graham Chapman. Juntos, eles fizeram história na cena da comédia por seu estilo inovador de fluxo de consciência.

Além de “A vida de Bryan” e “Monty Python – O sentido da vida”, Jones ainda co-dirigiu outro clássico do grupo, o filme “Monty Python em busca do cálice sagrado” (1975), ao lado de Terry Gilliam.

Ele também é autor de livros de história medieval e sobre a origem dos sistemas de numéricos.