Saúde

AstraZeneca suspende testes de vacina contra covid-19 após reação grave em voluntário

O Ministério da Saúde fechou acordo com Oxford para a produção inicial de 30,4 milhões de doses dessa vacina, com investimento de US$ 127 milhões

Foto:Agência Brasil
Foto:Agência Brasil

A farmacêutica AstraZeneca confirmou nesta terça-feira que fará uma pausa no estudo de sua vacina de covid-19 após um dos voluntários do teste ter sofrido um episódio de reação adversa no Reino Unido. “Como parte de um teste controlado, randomizado global da vacina de coronavírus de Oxford, nosso procedimento padrão de revisão desencadeou uma pausa na vacinação para permitir a revisão de dados de segurança”, disse a AstraZeneca em comunicado.

“Essa é uma ação de rotina que precisa ocorrer sempre que há problema de saúde inexplicado em potencial em um dos testes, enquanto é investigado, garantindo a manutenção da integridade dos testes”, acrescenta.

A vacina está em teste também com voluntários no Brasil. A divisão brasileira da AstraZeneca e a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) devem esclarecer se a paralisação afeta o braço brasileiro do estudo.

Em junho, o Ministério da Saúde anunciou um acordo com Oxford para a produção inicial de 30,4 milhões de doses da vacina contra covid-19, com investimento de US$ 127 milhões. O primeiro lote foi anunciado para dezembro e o segundo em janeiro, pela Bio-Manguinhos, laboratório da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).