Cotidiano

Associações fortalecidas

A partir da próxima sexta-feira (22), as associações de moradores de Cascavel colocam em ação uma entidade para representá-las e consequentemente ter mais força para buscar soluções às demandas de cada bairro. A União Comunitária de Cascavel (Unicom) terá na sua executiva 12 associações de moradores.

O primeiro presidente será aclamado já que apenas uma chapa foi inscrita. Clovis Petroceli, atual presidente da Associação de Moradores do Bairro Claudete, encabeça a chapa. O vice-presidente será Izoel Hamud, presidente do Conjunto Habitacional Floresta.

A entidade terá como proposta auxiliar os líderes comunitários em vários aspectos, inclusive em buscar apoio de profissionais das áreas contábeis e jurídicas para o bom andamento de cada associação.

Segundo Petroceli, a proposta é ter uma entidade associativa para buscar recursos financeiros e elaboração de projetos para eventos na área social voltado aos bairros.

Entidade

Petroceli destaca ainda que outro papel da entidade é auxiliar os líderes comunitários na própria administração das associações com o foco de mostrar formas de buscar recursos para as entidades. “Essa é a nossa missão, dar suporte a todas as entidades associadas, reunindo mensalmente ou toda vez que for preciso”, explica.

O papel da Unicom será lutar junto com cada líder comunitário. “Para se associar a essa nova entidade as associações não precisam aplicar verbas de mensalidades e sim trabalhos em formação de eventos, buscando em forma de união aos cooperados”, afirma.

A Unicom foi criada ainda em 2015, mas até então estava apenas no papel. A entidade tem autonomia em relação ao Município e poderá atuar mais efetivamente na implantação de políticas públicas e na integração entre as associações.