Cotidiano

Associação de pais ameaça greve contra o dever de casa na Espanha

RIO ? Inconformados com o grande volume de tarefas escolares que os filhos trazem para casa, que acabam atrapalhando o convívio familiar, pais da Espanha ameaçam declarar a primeira greve contra o dever de casa no país. A Confederação Espanhola de Associações de Pais e Mães de Alunos (Ceapa), que congrega 12 mil associações, pediu o apoio de professores e do governo para que em nenhum fim de semana de novembro os estudantes tenham que fazer lições em casa. Caso não sejam respaldados, prometem convocar a greve.

?Queremos que desapareçam da vida dos nossos filhos?, pede a associação.

De acordo com a legislação espanhola, o dever de casa é uma escolha de cada escola e professor. Não existe uma regra que obrigue ou proíba que lições sejam passadas para fora do horário escolar. Entretanto, as comunidades autônomas de Canárias, Cantábria e Múrcia emitiram recomendações para que eles sejam ?racionalizados?. Em Madri, foi aprovada nesta quinta-feira na Assembleia regional uma proposta para analisar os deveres de casa nos centros de ensino primário públicos e subsidiados, informa o ?El País?.

O objetivo é avaliar qual o tempo máximo adequado que se deve destinar para cada série escolar. Uma antiga recomendação previa o acréscimo de 10 minutos ao tempo diário das tarefas de acordo com o avanço nas séries.

Já a Ceapa pede que as tarefas sejam erradicadas. Além disso, ressaltam que os estudantes espanhóis dedicam muito mais que a regra dos dez minutos aos deveres de casa, e estão bem acima da média mundial. Em 2012, a OCDE estimava que os alunos da Espanha cumpriam 6,5 horas semanais de deveres de casa, acima da média de 4,8 horas. Para a confederação, em muitos casos a carga supera as dez horas semanais.

Por isso, a Ceapa lançou campanha com o lema: ?Na escola falta um assunto: meu tempo livre?. As famílias que queiram respaldar este movimento devem assinar uma petição para que tenham ?fundamento legal? e permitam que os filhos não façam as tarefas que eventualmente sejam passadas para os fins de semana de novembro.

? O fim de semana é o mínimo que se deveria respeitar ? disse Eva Bailén, uma mãe que iniciou em 2015 campanha para a racionalização das tarefas de casa, que já recolheu mais de 215 mil assinaturas. ? É importante que as famílias percam o medo.

No site educacionsindeberes.org, criado pela Ceapa, a organização argumenta que os deveres sobrecarregam os alunos, fazendo com que as horas dedicadas ao estudo superem 60 horas semanais; que o método é obsoleto, por se basear na memorização e repetição de conteúdos; interferem na vida familiar, pois o tempo que deveria ser dedicado à família é destinado às lições; violam os direitos das crianças ao descanso, jogos e atividades recreativas; e geram situações de desigualdade entre o alunado, pois os recursos econômicos e a qualificação dos pais inclui diretamente na realização dos deveres.