Cotidiano

Associação de Deficientes Visuais de Toledo pede mais acessibilidade a órgãos públicos

Remodelações visam à colocação de piso tátil em torno de espaços públicos, como nas Unidades Básicas de Saúde e nos pontos de ônibus.

Na manhã desta terça-feira (24), no gabinete da Prefeitura de Toledo, foi realizada uma reunião entre os representes da Associação de Deficientes Visuais de Toledo (ADVT) e o prefeito Lucio de Marchi, onde foi discutida a acessibilidade aos órgãos públicos no município.

 “Eles vieram trazer as dificuldades que encontram no dia a dia em relação ao acesso aos espaços públicos”, esclareceu o prefeito Lucio. O gestor público informou que as remodelações e melhorias já estavam previstas no plano de governo para 2017 e isso facilitará os trabalhos, atendendo a demanda dos deficientes visuais. “Já estamos organizado projetos para a remodelação das ruas principais de cada bairro, construção de calçadas e uma iluminação adequada, garantindo assim uma segurança maior para a
população”. Lucio salientou que nos locais onde passa o transporte público e no entorno das Unidades Básicas de Saúde (UBSs ) serão colocadas as linhas guias. “As linhas guias, chamadas tecnicamente de piso tátil, irão facilitar de fato a acessibilidade para os nossos deficientes visuais”, explicou.

O vice-presidente da ADVT comentou que este diálogo engrandece ainda mais a organização, tendo em vista que serão atendidos os principais pedidos propostos pelos deficientes visuais. “Não temos linhas guias ao redor das UBSs e isso complica muito o nosso acesso. Mas isso deve mudar nos próximos meses”, completou Lucildo Teodoro.

Segundo Lucildo outra mudança extremamente importante está sendo proposta pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, de Inovação e Turismo, Paulo Victor Almeida. “Uma pessoa específica será responsável em atender todos os deficientes físicos na Agência do Trabalhador”, explicou. Por fim, o vice-presidente da ADVT agradeceu o apoio que está recebendo por parte de toda a gestão pública e em especial do prefeito Lucio de Marchi. “Esse laço de ações entre a nossa organização e o poder público deve fortalecer a nossa acessibilidade, onde vamos conseguir mostrar para a sociedade que deficiência não é doença, apenas uma limitação que pode ser quebrada com a ajuda da população e da gestão pública”.