Cotidiano

Associação com novos ideais

A Associação dos Moradores dos Jardins Nova Cidade e Itapuã, em Cascavel, recebeu melhorias com o passar do tempo e hoje jovens e idosos trabalham em conjunto para o bem-estar da comunidade.

Membro da diretoria da associação há dois anos, Thiago Almeida diz que a direção da comunidade está se reformulando. “Estamos com novas ideias, planos, tentando dialogar sempre diretamente com o poder público para conseguir as melhorias necessárias”, conta.

Hoje cerca de 15 pessoas integram a entidade. “Tivemos uma mudança grande. Os pensamentos estão se renovando na associação, visando sempre o melhor para os bairros”.

Sem pavimentação

Nos loteamentos ainda existem algumas vias sem pavimento, como as ruas Octávio Vaz, do Vale e Cabo Manoel Bire de Aguella, no Itapuã. “Há muitas partes do bairro sem asfalto ainda. Já fizemos pedidos, reivindicações, mas ainda não saiu”, contou Almeida.

A empresária Jacini Valter tem um estabelecimento comercial na esquina da Rua do Vale com Imigração. Para o local, ela sugere a implantação de uma lombada. “Conversei com o prefeito [Leonaldo Paranhos] quando ele esteve aqui e ele disse que, para asfaltar a Rua do Vale, precisava desse redutor e teria que arrumar antes a Rua Imigração”.

Ela conta que vários acidentes já aconteceram e, por ser uma baixada, o risco é ainda maior e até ela já foi vítima: “Já teve muito acidente aqui, inclusive envolvendo colisão com o meu comércio”.

Território Cidadão

Após a implantação do Território Cidadão, conforme Thiago Almeida, ainda não houve resposta sobre as demandas solicitadas. “Não sabemos a funcionalidade do Território. Ele está usando uma estrutura que já existia e até agora pouco foi feito. Faltou fazer uma reunião, uma mesa redonda com o prefeito e a associação antes da implantação”, avalia.

Por enquanto, conta, só houve melhorias na área do esporte: “O Fábio Assumpção, do Esporte, fez um projeto para trazer um professor da prefeitura para dar aula de vôlei de areia e de futebol nas quadras próximas à sede da associação. O projeto está encaminhado, só falta a realização de uma reunião com a nossa comunidade”.

Saúde

Na USF (Unidade de Saúde da Família) do Nova Cidade são realizadas ações com a comunidade, entre elas com o grupo de idosos. “Na questão de saúde não tem o que reclamar, o pessoal atende bem, ajuda, faz o possível e o pessoal da terceira idade realiza atividades no posto”, afirma Thiago Almeida.

Segurança

Conforme o membro da associação Thiago Almeida, é preciso uma presença mais forte da Polícia Militar e da Guarda Municipal, com rondas ostensivas nos bairros para garantir a segurança dos moradores. “É um dos pontos que mais precisamos, para que desde quem usa os espaços públicos até quem está em casa tenha a segurança garantida”, reivindica.

Na região sul da cidade há uma UPS (Unidade Paraná Seguro) mantida com a união de algumas associações. “Ajudamos com R$ 100 para a manutenção mensal. Mesmo sendo em outro bairro, nós ajudamos para manter a unidade. Todos precisamos do policiamento e, para isso, algumas associações da região estão integradas para o bem comum”.

Transporte e trânsito

Uma das pendências do poder público na região é a estruturação do trânsito local, em especial a questão de sinalização. “É muito confusa a sinalização das ruas. Ninguém sabe o que fazer em determinados locais”, alerta Thiago Almeida.

São investimentos urgentes em uma área que está crescendo: “Tem um monte de loteamento saindo e as ruas não estão comportando o fluxo, por isso precisamos de planejamento”.

Uma questão relacionada aos pontos de ônibus é que nem todos estão cobertos, e em muitos locais há apenas placas ou pintura.

Ainda na parte de sinalização, um pedido é quanto às placas com a nomenclatura das ruas. “Nas esquinas era fundamental ter o nome da rua para ajudar na localização principalmente de quem é de fora do bairro, como entregadores”.

Outro ponto destacado por Almeida é a necessidade de lombadas, faixas e componentes nas ruas. “Tinham que melhorar isso, especialmente perto do Cmei [Centro Municipal de Educação Infantil] e dos lugares mais movimentados”.

“Só queríamos que tudo aquilo que foi prometido seja cumprido por parte do poder público. Nós, da associação, fazemos tudo com muito amor para ajudar a nossa comunidade”, acrescenta o membro da diretoria.

Promessas

O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, teria prometido para a comunidade a ampliação do salão comunitário e também a construção de um parquinho. “Ele garantiu que teríamos essas mudanças, ainda sem datas, prazos, mas estamos esperando”, finaliza Almeida.