Cotidiano

Assistentes sociais em capacitação 

O dia foi de muito treinamento para as equipes que atuam no setor de proteção social básica, na Secretaria de Assistência Social de Cascavel. Técnicos do Ministério do Desenvolvimento Social capacitaram 50 servidores que atendem diretamente usuários dos oito Cras (Centros de Referência de Assistência Social) do município.  

O encontro ocorreu no auditório da Unipar (Universidade Paranaense) e de acordo com a gerente da divisão de proteção básica, Poliana Lauther, este foi apenas um dos vários módulos que serão apresentados aos assistentes sociais ao longo do ano, integrando o Programa de Educação Permanente da secretaria. Desta vez, uma abordagem voltada aos idosos e deficientes físicos e intelectuais foi repassada pelos representantes do governo federal, segundo Poliana. 

Atendimentos

Os Cras de Cascavel atendem em torno de 30 mil pessoas inclusas no Cadastro Único. Além disso, anualmente quase duas mil famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade vão até uma unidade solicitar apoio dos profissionais. Os Centros têm como objetivo prevenir a ocorrência de situações de riscos sociais e fortalecer os vínculos familiares e comunitários, além de garantir a ampliação do acesso aos direitos do cidadão. No município, os Cras estão localizados nos bairros Interlagos, Cascavel Velho, Santa Cruz, 14 de Novembro, Riviera, Periolo, Cancelli e Neva.