Saúde

Assistência Social fortalece as ações nas comunidades rurais

As políticas de ações às pessoas que dependem de auxílio social do Município, no interior é feito pela Cras Central

Assistência Social fortalece as ações nas comunidades rurais

As ações da Seaso (Secretaria de Assistência Social) para levar atendimento às pessoas que dependem de auxílio do Município de Cascavel na zona rural foram intensificadas nos últimos anos. O atendimento é realizado pelo Cras Central.

Os programas sociais desenvolvidos pela Seaso não pararam durante a pandemia e até foram fortalecidos. “As equipes continuam com as visitas e atendimentos e disponibilizamos para a população um contato de WhatsApp, que é o 9 9135 7731,  para facilitar o acesso da população aos serviços disponibilizados pelo Cras”, explica Kauana Cindy Fogari, coordenadora do Cras Central.

No interior as ações sociais são desenvolvidas nos acampamentos 1º de Agosto (São Salvador), 7 de Março (São João d’Oeste) e Dorcelina Folador (Rio do Salto), além dos assentamentos Valmir da Mota de Oliveira (São João d’Oeste) e Colônia Esperança (São Salvador).

O trabalho de atendimento se estende ainda aos reassentamentos Santa Bárbara, Centenário, Santa Terezinha, Nossa Senhora da Salete e  São Francisco, todos em São João d’Oeste, além do reassentamento Navegantes, no Distrito de Diamante e pré-assentamento Resistência Camponesa, em São João do Oeste.

 

Estrutura

Para atender estas localidades, muitas delas bem distantes da área central do Município ou mesmo da Sede dos distritos, o Cras Central conta com três carros adequados ao trajeto e à necessidade de levar toda infraestrutura para a realização dos atendimentos, incluindo as ações comunitárias (oficinas, eventos, grupos de acompanhamento, entre outras).

 

Investimentos 

A Secretaria de Assistência Social investiu mais de R$ 167 milhões, nos últimos quatro anos, em programas e ações de ajuda às famílias que mais necessitam de auxílio. Os atendimentos por meio da Casa Pop, Centro Pop e outras entidades que atendem a população de rua, foram intensificados tanto na zona urbana quanto na zona rural do Município.

 

Equipe

A equipe central é composta atualmente por duas técnicas, uma assistente social e uma psicóloga. O Cras Central é referência para o atendimento em quatro bairros : Centro, Neva, Parque São Paulo e Maria Luiza.

A equipe volante é composta por quatro técnicas , três assistentes sociais e uma psicóloga, responsáveis por atender moradores dos sete distritos do município (Sede Alvorada, Espigão Azul, São João do Oeste, São Salvador, Rio do Salto, Juvinópolis e Diamante) e suas respectivas comunidades.

O Cras Central, está localizado na Rua Curitiba, 1.241, Neva, e atende tanto a área urbana, quanto toda extensão da área rural de Cascavel.

 

Fonte: Secom