Cotidiano

Assistência Social adequada

Em mais uma sessão com discussão fraca e a pauta do dia murcha, o projeto mais importante votado pelos vereadores ontem foi o nº 70/2017, de autoria do Executivo Municipal.

O projeto de Lei torna o sistema de Assistência Social de Cascavel uniforme aos sistemas estadual e federal. E de acordo com o líder de governo no Legislativo, Alécio Espínola, essa uniformidade faz com que a Prefeitura consiga receber mais verbas, principalmente do Governo Federal. “Não fazíamos parte de vários projetos de assistência do Governo Federal, e por isso não recebíamos dinheiro. Com isso, poderemos avançar no que diz respeito às políticas de Assistência Social”, explica Alécio. A proposta foi aprovada em primeira votação e será discutida novamente nesta terça-feira.

Fraldários

Um projeto que gerou debate e esquentou o clima no plenário foi o de nº 64/2017, que dispõe sobre a implantação de fraldários em restaurantes. A maioria dos vereadores parabenizou o autor, Pedro Sampaio, pela iniciativa, que diz respeito à presença dos fraldários tanto em banheiros masculinos quanto femininos, ou de forma separada, para dar liberdade também aos pais que frequentam esses estabelecimentos sozinhos com os filhos e necessitam trocar fraldas. O único vereador que torceu o nariz foi Jorge Bocasanta, e foi o único que votou contra a proposição. “A ideia é boa, mas não deviam ser apenas restaurantes, mas sim outros estabelecimentos, inclusive públicos”, destacou.