Saúde

Assis descarta morte por suspeita de covid-19 no município

A idosa de 61 anos estava internada com suspeita da doença

Assis descarta morte por suspeita de covid-19 no município

A Secretaria Municipal de Saúde de Assis Chateaubriand informou nesta quinta-feira (9), que o óbito de uma mulher de 61 anos de idade, ocorrido nesta tarde no Hospital Beneficente Moacir Micheletto não foi por covid-19. Ela estava internada na UTI  (Unidade de Terapia Intensiva) há 16 dias e deu entrada com suspeita da doença, no entanto, os exames apontaram resultados negativos.

Num primeiro momento, foi realizado o teste RT-PCR. Depois, como os sintomas característicos de covid-19 se mantiveram, o Município realizou novamente o teste, mas ambos os diagnósticos feitos pelo Lacen (Laboratório Central) do Estado descartaram ser coronavírus. Ela era portadora de diabetes e hipertensão.

O Município informou que lamenta o falecimento da senhora e transmite os mais sinceros sentimentos de pesar à família e amigos!

Para cumprir o protocolo do Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde realizou a coleta de uma terceira amostra para nova análise do Lacen.

Boletim atualizado

Boletim publicado no final da tarde desta quinta-feira (9) registrou 4 novos casos de covid-19 em Assis Chateaubriand, sendo dois homens com 29 e 40 anos de idade, e duas mulheres com 33 e 36 anos. Agora, o número oficial de contaminados chegou a 157 na cidade.

Entre os 37 pacientes em tratamento, dois estão internados na enfermaria do Hospital Beneficente. As outras 35 pessoas fazem tratamento domiciliar, com determinação da Vigilância Sanitária para que mantenham isolamento social. Todos assinaram o Termo de Notificação e Consentimento, onde são alertados das consequências administrativas e criminais previstas em decreto municipal e no Código Penal Brasileiro, caso sejam flagrados descumprindo o isolamento durante o período estabelecido pelos profissionais de saúde.

Ainda conforme o novo boletim, há 54 casos suspeitos em investigação e outros 488 foram descartados, após os testes e exames apontarem resultados negativos.

Mortes

Na primeira semana de junho, nos dias 4 e 5, ocorreram os dois óbitos registrados por causa do coronavírus na cidade, sendo moradoras de Assis Chateaubriand. A primeira vítima da doença foi uma senhora de 79 anos, portadora de hipertensão e diabetes, que ficou internada por 12 dias. No dia seguinte, uma mulher de 37 anos que havia sido hospitalizada no dia anterior, tendo obesidade constatada como única comorbidade, também não resistiu às complicações respiratórias causadas pela covid-19.