Esportes

Assis Chateaubriand: Projeto social leva vôlei para quase 200 crianças

Nas últimas décadas, o voleibol foi o esporte mais vitorioso do Brasil. A modalidade trouxe cinco medalhas de ouro olímpicas, entre masculino e feminino, e já conquistou dezenas de títulos mundiais. Ainda assim, o esporte mais popular do País continua sendo o futebol. Não é por menos afinal, já que o Brasil continua o maior campeão mundial de futebol, com cinco Copas do Mundo.

Em Assis Chateaubriand, uma iniciativa vem proporcionando a prática do vôlei em atividades extracurriculares. Desde o ano passado, o projeto social de voleibol Elder Coutinho, atende crianças de cinco escolas da rede municipal de ensino.

O projeto leva o nome do jogador de voleibol profissional Elder Coutinho, nascido em Assis Chateaubriand e que hoje defende o Maringá Vôlei, principal equipe paranaense e que disputa a Superliga Masculina. O atleta teve a ideia de levar a modalidade para crianças de sua cidade natal e por isso desenvolveu um projeto que foi aprovado pelo Ministério do Esporte, com base na Lei de Incentivo ao Esporte.

Desenvolvido no contraturno escolar, ele começou o ano 2017 atendendo 110 crianças, de 8 a 12 anos de idade, das escolas Odila de Souza Teixeira, José Paschoal de Paula, Nellita Ramos Sabella e Cherlei Coutrin de Oliveira, além de alunos do 6º ano da Escola Guimarães Rosa.

Em busca de apoio

Coordenador do projeto em Assis, o professor Carlos Eduardo Dervécchio, diz que a intenção é expandir o trabalho e dobrar o número de crianças atendidas ainda neste ano, mas para isso é preciso que a iniciativa conte com apoio de empresários da cidade, já que apesar de ser criado pela da Lei de Incentivo ao Esporte, o projeto não tem ajuda financeira do governo federal.

“Estamos contando com apoio de algumas empresas, mas ainda não é o suficiente para que possamos oferecer toda estrutura necessária para o projeto. Mesmo assim estamos confiantes de que neste ano possamos atingir nossos objetivos, pois o projeto vem crescendo a cada dia”, comentou Carlinhos, como é conhecido na cidade.

Carlos Eduardo ainda comenta que o principal objetivo do projeto é desenvolver um trabalho social junto às crianças, tirando-as das ruas. Quando elas não estão em sala de aula, estão praticando atividades físicas, que consequentemente, resultam em mais qualidade de vida.