Cotidiano

Assis Chateaubriand fica mais perto de ter novo teatro

A área total é de quase 4 mil metros quadrados (3.998,22 m²), exatamente ao lado do paço municipal

Assis Chateaubriand fica mais perto de ter novo teatro

O investimento de R$ 1.065,330,98 do governo do Estado no Teatro Municipal de Assis Chateaubriand é como a luz que antecede o início do espetáculo. Esse é o primeiro aporte estadual na estrutura, que começou a ser erguida em 2003 e até hoje não ficou pronta, tal qual uma novela que foi escrita sem ponto final.

Os recursos são da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas e foram liberados pelo SMF (Sistema de Financiamento aos Municípios), operacionalizado pela Fomento Paraná e pelo Paranacidade.

Além da finalização do teatro, eles estão sendo usados na reforma da Casa da Cultura, sede dos liceus artísticos e espécie de porta de entrada da música, da história e da educação cultural no município que empresta o nome de um dos jornalistas mais influentes da história do Brasil.

“Essa é a nona etapa de construção do Teatro Municipal de Assis Chateaubriand. Chegou a vez de tirar essa grande história do papel. Temos um compromisso com as obras inacabadas, ou aquelas emperradas, mas principalmente em fomentar a criação de espaços como esses nos municípios”, afirma o governador Carlos Massa Ratinho Junior. “O oeste tem contribuído de maneira incrível com a projeção do Paraná, e finalmente terá um palco para contar essa história para as próximas gerações”.

Os recursos para o Teatro Municipal envolvem toda a parte de urbanização externa, estacionamento para 57 vagas e reparos finais na parte estrutural, das estruturas metálicas das janelas ao forro, passando pela revisão das barras antipânico das saídas de emergência. Já a Casa da Cultura recebe modernizações hidráulicas e elétricas, uma nova caixa d’água, sistema de prevenção contra incêndios, piso, forro, e novas divisórias e banheiros, além do elevador de acessibilidade e uma nova fachada.

A área total é de quase 4 mil metros quadrados (3.998,22 m²), exatamente ao lado do paço municipal.

O contrato de financiamento foi firmado em 18 de novembro de 2019 e as obras iniciaram no dia 03 de fevereiro. A última medição indica quase 35% de conclusão, prevista para o primeiro semestre do ano que vem.