Agronegócio

Assessoria garante qualidade para a armazenagem do grão

Quando o produtor colhe o grão – seja soja, milho, trigo, por exemplo -, nem sempre a retirada da matéria-prima da propriedade rural pode ser imediata. E é aí que o agricultor precisa armazenar o produto, com qualidade. Assim como o homem do campo, cooperativas e indústrias também precisam guardar o que vem do campo. Com qualidade e com tecnologia, de forma que o trabalho seja o mais simples possível.

É então que entra o trabalho de assessoria de quem entende do assunto. Na Silobras, há 15 anos técnicos, engenheiros e uma equipe especializada atende quem está no campo e as cooperativas e as grandes indústrias. O trabalho parece simples, mas é essencial. “Existem algumas normas de segurança e normas de armazenagem que devem ser seguidas. Nós auxiliamos nisso e na adequação do equipamento. O grande segredo de manter o grão armazenado com qualidade é ter um sistema de controle de umidade, de temperatura. Tudo isso feito por meio de termometria, manual ou automatizada”, explica o proprietário da empresa, Carlos Alberto Kleinibing.

Quem precisa armazenar sua produção, além de qualidade, pensa em redução de gastos. “Redução do consumo de lenha no processo de secagem, até porque existe toda uma questão ambiental por trás disso, redução do gasto de energia elétrica. E são melhorias em equipamentos que vão gerar isso, modernizando o processo”, acrescenta.

Como isso é feito?

Quando uma empresa especializada nessa assessoria, como a Silobras, é chamada por um produtor, cooperativa ou indústria, profissionais especializados fazem a vistoria no local. Verificam como cada um está operando na armazenagem e sugerem melhorias. A tecnologia é uma das principais aliadas. “Existem os processos manuais de controle diário. Mas também os automatizados, que os responsáveis podem acompanhar pelo celular, de onde estiver. A tecnologia, nesse aspecto, está bem avançada. O produtor não está se preocupando em ligar o motor, porque há tecnologia para isso”, ressalta Carlos Alberto Kleinibing, proprietário da empresa.

Aceitação

Muitas vezes quem está no campo, mas não entende muito dos aspectos técnicos tem dificuldade em compreender a importância da tecnologia. Aliás, tinha. Cada vez mais os produtores aceitam e buscam as novas tecnologias. “Os próprios maquinários estão vindo com uma carga tecnológica muito grande. Então, nada mais justo que se buscar evolução na área de armazenagem dos grãos”, justifica Carlos Kleinibing, que há 15 anos ajuda na evolução da armazenagem dos grãos do Paraná, de Santa Catarina e do Mato Grosso.

Porém, nem sempre é vantajoso manter um sistema de armazenamento. “O produtor precisa ver se compensa manter a armazenagem, pois o investimento é alto. Por isso já é uma tendência de vários produtores se unirem para diluir esse custo do investimento com minicooperativas, fazendo associações e parcerias”.

Clientela

Há 15 anos no mercado, a Silobras atende clientes do Paraná, de Santa Catarina e do Mato Grosso. E quem pedir essa assessoria também tem a facilidade de adquirir equipamentos na mesma empresa, para melhoria do processo: secadores, elevadores, transportadores, toda a área de fornalha e também silos, de tamanho menor.

A empresa está se preparando para atender também silos de maior capacidade.