Cotidiano

Assessor de Trump, Anthony Scaramucci é estrela em Davos

Switzerland Davos ForumGestor de fundos de investimento, Anthony Scaramucci já fez sucesso entre a elite de Davos ao oferecer uma sessão de degustação de vinhos caros durante o encontro nos Alpes suíços. Neste ano, de volta ao Fórum Econômico Mundial, chama a atenção por ser o único representante do governo de Donald Trump no encontro. Como assistente do presidente eleito ? que toma posse nesta sexta-feira ? virou um dos nomes mais assediados.

Em entrevista à Bloomberg News, o empresário contou que tem sido requisitado por executivos e políticos, ansiosos para ter uma ideia sobre como Trump conduzirá a maior economia do mundo.

Há um ano, a ideia de que o bilionário chegaria à Casa Branca era vista como absurda. Agora, o otimismo com a possível retomada econômica que Trump possa garantir se mistura à preocupação de que seu governo possa começar uma guerra comercial com a China ou derrubar as ações de uma empresa com um simples tuíte.

Scaramucci ficará apenas um dia na Suíça, antes de voar de volta para Washington, onde participarã da posse. Na breve passagem, percorre os corredores das salas de conferência enquanto se prepara para vender sua empresa de gestão de ativos, a SkyBridge Capital. Então, assumirá seu cargo no governo Trump.

? Eu tenho um título bem específico, sou assistente do presidente, diretor do escritório de relações públicas ? disse Scaramucci.

Mais cedo, em conversa com repórteres, ele havia descrito seu papel de forma mais direta:

? Meu trabalho é fazer com que vocês o vejam e pensem nele da mesma forma que nós.

Para uma plateia cética, ele disse que Trump é um ?estrategista incrível? com os ?melhores instintos políticos da sua geração de políticos?. O presidente estreante é um ?pensador geopolítico? e um ?fechador de acordos? que valoriza as ?relações humanas?, descreveu.

Qualquer um que pense diferente em Davos simplesmente não está acostumado ao jeito de Trump falar, Scaramucci garantiu à Bloomberg:

? Esses caras estão acostumados a um estilo de apresentação certinho, politicamente correto. Ele tem um estilo muito interessante de comunicação. Quanto mais você o conhece e convive com ele, mais você entende seu estilo de comunicação.