Cotidiano

Assessor da Casa Civil é cotado para ministro da Justiça

BRASÍLIA – O presidente Michel Temer considera nomear para o Ministério da Justiça o subchefe de Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Gustavo do Vale Rocha. Ele é o principal assessor jurídico da Presidência da República.

O nome de Rocha tem apoio de ministros do governo e teria o endosso de alguns deputados do PMDB. Ele já advogou para o presidente cassado Eduardo Cunha e para a direção do partido e tem boa relação com parlamentares.

Rocha, que também acumula um cargo no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), atuou no processo que pediu censura ao GLOBO e à “Folha de S. Paulo”.

No domingo à noite e no fim da manhã desta segunda-feira, em São Paulo, Temer manteve conversas com conselheiros jurídico para tentar achar uma solução para o cargo, sem titular desde o dia 7 deste mês, quando Alexandre de Moraes se licenciou para defender sua indicação ao Supremo Tribunal Federal (STF) junto aos senadores.

Outro nome cotado dentro do Palácio do Planalto é o da Advogada-Geral da União, Grace Mendonça. Ela chegou a ser lembrada logo que Moraes foi indicado por Temer para o STF, no entanto, acabou prevalecendo a preferência de Temer pelo ex-ministro Carlos Veloso, que acabou recusando o convite.

Numa composição envolvendo Grace Mendonça e Gustavo do Vale Rocha, ela poderia ir para a Justiça e ele para a AGU.

Ainda há mais uma possibilidade em análise por Temer, de indicar um deputado peemedebista. Dois são cotados: Osmar Serraglio (PR) e Sérgio Souza (PR), o primeiro, com mais força na avaliação de auxiliares presidenciais.

Temer gostaria de ter um nome definido para nomear logo após a aprovação da indicação do ministro licenciado da Justiça Alexandre de Moraes para o Supremo, o que deverá ocorrer entre terça e quarta-feira desta semana.