Cotidiano

Assembleia teve semana intensa

Nas duas sessões deliberativas realizadas na semana foram analisadas 16 proposições

Curitiba – A primeira semana da nova legislatura foi de atividade intensa no plenário da Assembleia Legislativa do Paraná, já enquadrada nas normas do novo Regimento Interno. Foram realizadas sessões plenárias, a primeira reunião da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), e sessões solenes para a instalação de dois núcleos especializados da Defensoria Pública para o atendimento à população e outorga do título de Cidadania Honorária do Paraná.

A primeira sessão da semana contou com a presença do secretário-chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, que fez a leitura da mensagem e do plano de governo do Poder Executivo para este ano, expondo a situação econômica e financeira do Paraná e as ações a serem desenvolvidas ao longo desse período.

Na mesma sessão foi entregue aos deputados a nova versão impressa do Regimento Interno da Alep, que reúne todas as regras e orientações para o funcionamento do parlamento. “É um texto moderno e avançado, que vai permitir o bom funcionamento da Casa”, disse o presidente Ademar Traiano.

DELIBERAÇÕES

Nas duas sessões deliberativas realizadas na semana foram analisadas 16 proposições. Entre as votadas está um projeto do deputado Edson Praczyk instituindo em todo o Paraná o dispositivo Alerta Amber. A proposta foi aprovada em primeira votação, com 44 votos favoráveis, na sessão de terça-feira, mas na do dia seguinte uma emenda de plenário do próprio autor fez com que ela fosse retirada da pauta e voltasse para análise da CCJ.

Também foi feita a instalação oficial de dois novos núcleos da Defensoria Pública do Paraná para o atendimento à população: o Núcleo da Cidadania e Direitos Humanos e o Núcleo Itinerante das Questões Fundiárias e Urbanísticas.

CIDADANIA HONORÁRIA

A semana da Assembleia Legislativa foi encerrada na sexta-feira à noite, em Toledo, com uma sessão solene para a entrega do título de Cidadão Honorário do Paraná a Torao Takada, que é fundador e diretor clínico do Hospital Bom Jesus e médico aposentado do município. A homenagem foi proposta pelo deputado José Carlos Schiavinato.