Cotidiano

Assembleia debate o sistema Apac

A juíza de Direito da Comarca de Barracão, Branca Bernardi, pioneira na implantação das Apacs (Associações de Proteção e Assistência aos Condenados) no Paraná, participará da sessão plenária de amanhã da Assembleia Legislativa do Paraná para apresentar os resultados até aqui alcançados por esse método voltado para a recuperação e para a ressocialização de condenados a penas privativas de liberdade.

No sistema Apac, os próprios presos são corresponsáveis pela sua recuperação, frequentam cursos supletivos e profissionalizantes, além de outras atividades produtivas, visando a evitar a ociosidade e contam com assistência espiritual, médica, psicológica e jurídica – prestadas pela comunidade. Em Barracão, até mesmo parte da alimentação é cultivada e preparada pelos presos, que também cuidam das áreas internas e externas ao Fórum. Além da ocupação prolongada em atividades, eles participam de dinâmicas motivacionais que requerem profunda reflexão pelos crimes cometidos.

Enquanto no sistema penitenciário convencional o índice de ressocialização de presos é de apenas 14%, no método alternativo implantado em 2012 ele chega a 91%. E mais: com um custo de manutenção por preso quatro vezes menor.