Política

Assembleia aprova reajuste para servidores públicos

Curitiba – A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou na tarde de ontem todos os projetos de reajuste salarial do funcionalismo estadual. Os servidores do Executivo, pela proposta, recebem 1% de reposição; os demais poderes e órgãos terão reposição de 2,76%.

Os deputados de oposição (PT, PMDB e a base ligada a Ratinho Jr.) apresentaram uma emenda para tentar elevar a reposição do Executivo aos mesmos 2,76%, que equivalem à inflação de junho passado a maio deste ano.

Com a emenda, os projetos voltam todos à CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), para em seguida serem discutidos de novo em plenário. A expectativa é de que os deputados aprovem o reajuste de 2,76%. Contudo, isso não quer dizer que esse índice vá ser aplicado. O governo já deixou claro que não irá sancionar os 2,76% de reposição aos 310 mil servidores do Executivo, uma vez que a Assembleia, por lei, não tem direito de criar despesas para outros poderes.

A governadora Cida Borghetti teria, assim, de vetar as propostas, com todo o ônus político que isso traz.

A base de Cida encolheu nas últimas semanas, com o debate do reajuste, e com isso o governo não sabe se tem condições de aprovar suas propostas. A expectativa é de que o assunto só retorne para sessão depois das eleições.

A governadora Cida desbloqueou, em maio, o orçamento, que não previa reajuste do funcionalismo até o ano que vem. No entanto, apesar de várias contas, o máximo que a equipe do novo governo conseguiu foi o 1% de reajuste. Mais do que isso, afirma a governadora, colocaria as contas do Estado em risco.