Cotidiano

Assembleia apresentará projetos no encontro de prefeitos em Foz

A intensa parceria entre os deputados estaduais e os prefeitos tem garantido muitos avanços para os municípios paranaenses. Para estreitar ainda mais esse relacionamento, a Assembleia Legislativa do Paraná tem novidades para 2017. As inovações serão apresentadas em no encontro dos prefeitos em Foz do Iguaçu, nesta semana.

Todos os projetos da Assembleia Legislativa que colaboram com o fortalecimento do municipalismo serão apresentados durante o Encontro de Prefeitas e Prefeitos Eleitos – Gestão 2017/2020, que acontece nos dias 30 de novembro, 1º e 2 de dezembro, em Foz do Iguaçu. O objetivo é estreitar mais ainda a relação com as prefeituras.

Segundo o presidente Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), o evento será a oportunidade para o primeiro contato integrado com os novos prefeitos e para conhecer as iniciativas para 2017. “É um momento para podermos conhecer melhor todos os novos chefes dos executivos municipais e também definirmos questões administrativas. O objetivo é mostrar todos os programas que estarão em funcionamento no ano que vem e também o lançamento de programas governamentais. ”

A Assembleia terá um espaço exclusivo no evento para receber prefeitas, prefeitos, vice-prefeitos e suas equipes de administração. Além de manter contato direto com os deputados, os futuros administradores receberão todas as informações sobre os projetos do Legislativo. A grande novidade será o novo programa na TV Assembleia, exclusivamente para prefeitas e prefeitos. Na atração “Fala Prefeito”, os gestores municipais terão um espaço próprio para apresentar as ações desenvolvidas no município, os potenciais de cada região e falar diretamente com a população.

Os participantes do encontro também conhecerão iniciativas como o Guia do Cidadão, uma cartilha elaborada pela Assembleia Legislativa em parceria com o Governo do Estado e com o Ministério Público estadual para incentivar a formação cidadã de crianças e adolescentes, e o projeto “Assembleia no Enem”, que disponibiliza pela TV Assembleia e pela internet aulas gratuitas de preparação para o Enem. Já a Escola do Legislativo terá uma ampla programação de cursos, palestras e capacitações para qualificar os servidores municipais.

O Encontro de Prefeitas e Prefeitos Eleitos – Gestão 2017/2020 faz parte do Programa de Estudos Avançados para Líderes Públicos, promovido pelo Governo do Estado em parceria com o Sebrae-PR. Criado em 1998, o programa trabalha de forma integrada temas como desenvolvimento local e regional, planejamento e gestão estratégica, liderança e incentivo a micro e pequenas empresas. Representantes de 378 municípios do Paraná já confirmaram presença.

Durante os três dias de evento, Foz do Iguaçu será a sede do Governo do Paraná. Com toda a estrutura do Estado concentrada em um único local, prefeitas e prefeitos poderão conhecer programas estaduais e políticas públicas que auxiliam na gestão municipal. Está confirmada a participação do ministro das Cidades, Bruno Araújo, do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, do ministro da Saúde, Ricardo Barros, e da secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vitali Jane Vescosi.