Cotidiano

Assembleia abre o Dezembro Laranja, dedicado a prevenção do câncer de pele

Dezembro é o mês em que as temperaturas ficam mais altas e as pessoas começam a se expor mais ao sol. Por esse motivo o mês também foi escolhido para ser dedicado a prevenção do câncer de pele, com o nome de Dezembro Laranja. Um lembrete que as belezas do bronzeado podem ocultar perigos mortais. O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano, abriu hoje (12), no espaço cultural da Assembleia, uma série de pronunciamentos de especialistas da área para prevenção desse tipo de câncer que registra 176 mil casos por ano no Brasil.

A solenidade teve a presença do deputado Anibelli Neto (PMDB), autor da Lei nº 18.829/2016 que determina as ações de conscientização e orientação para a prevenção desse tipo de câncer. Anibelli disse que a prevenção ao câncer se tornou uma de suas bandeiras. O dermatologista Felipe Cerci, com ampla formação acadêmica no estudo desse tipo de doença, inclusive em Harvard e na Clínica Mayo, falou sobre as precauções que se deve tomar para evitar o câncer.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) estimam que, em 2016, serão contabilizados cerca de 176 mil novos casos de câncer da pele não melanoma no Brasil. Os principais tipos que ocorrerão no país serão, por ordem de incidência, os de pele não melanoma (para ambos os sexos), o de próstata e o de mama. A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que, no ano 2030, existirá 27 milhões de casos novos de câncer, 17 milhões de mortes pela doença e 75 milhões de pessoas vivendo com câncer. O maior efeito desse aumento incidirá em países em desenvolvimento. No Brasil, o câncer já é a segunda causa de morte por doenças, atrás apenas das do aparelho circulatório.