Cotidiano

Assange tem acesso à internet cortado por agente desconhecido

201610170829072747_AP.jpg

PARIS ? Um agente estatal não identificado cortou o acesso à internet do fundador do WikiLeaks, Julian Assange, anunciou a organização nesta segunda-feira. Por enquanto, há poucos detalhes disponíveis sobre a história. O ciberativista está há quatro anos refugiado na embaixada equatoriana em Londres, enquanto o WikiLeaks vem conduzindo uma série de vazamentos relativos às eleições americanas.

As limitações de movimentação não impediram Assange de continuar publicando informações confidenciais. Ele divulgou na semana passada conversas em que assessores de Hillary Clinton fazem provocações a hispânicos e católicos ? dois segmentos americanos em que a democrata aposta para vencer nas urnas em novembro.

A organização não ofereceu mais detalhes sobre a história nem respondeu às mensagens deixadas pela imprensa. O embaixador do Equador também não comentou o caso.

WIKILEAKS: UM ALIADO IMPROVÁVEL DE TRUMP

Nas mãos do grupo liderado por Julian Assange, o republicano Donald Trump enxerga uma última estratégia de danos à adversária Hillary Clinton: a veiculação de e-mails obtidos ilegalmente pelos hackers que mostrariam vantagens indevidas da rival no governo de Barack Obama e outros constrangimentos que poderiam inflar a já alta taxa de rejeição da ex-secretária de Estado.

O uso do WikiLeaks pela campanha republicana finda anos de críticas bipartidárias à organização. Os republicanos maldisseram, no mesmo tom, o vazamento de documentos pelo ex-agente Edward Snowden e creditaram a publicação de segredos estatais ao ?descuido do governo de Obama?. A estratégia é vista com ressalvas por parte dos aliados de Trump, já que o empresário questionou a revelação de suas declarações de imposto e o próprio vídeo em que vulgariza mulheres. A gerente da campanha republicana, Kellyanne Conway, insistiu na ?relevância? do material do WikiLeaks:

? Sem essa informação, um número de revelações permaneceria segredo ? disse, em entrevista, sem comentar a ética de material roubado, por vezes, sem fundamento. ? Eles (os democratas) dizem coisas que não são verificadas toda hora. Este é o Oeste selvagem da informação instantânea que as pessoas nem confiam nem verificam, apenas repetem.