Cotidiano

Assad se diz pronto para ?negociar sobre tudo? em conversas de paz

SYRIA-CONFLICT-FRANCE-ASSAD-TALKS-POLITICS-GV332KC0Q.1.jpg

DAMASCO ? O presidente sírio, Bashar al-Assad, afirmou à imprensa francesa que o governo está disposto a negociar sobre tudo nas conversas de paz a serem realizadas no Cazaquistão. E ainda prometeu reconquistar todo o país ? cada centímetro quadrado da Síria, em suas palavras ? dos rebeldes, a quem classifica de terroristas. As negociações, mediadas por Turquia e Rússia, ainda não tem data precisa definida, além de não estar claro quem representaria a oposição síria. siria

? Temos a legitimidade para libertar qualquer zona controlada pelos terroristas, independentemente do nome que eles utilizem ? disse o presidente às rádios RTL e France Info e ao canal de notícias LCP. ? Podem se chamar Estado Islâmico (EI), Al Nusra (braço sírio da Al-Qaeda), dizer que são moderados ou Capacetes Brancos (serviços de socorro nas zonas rebeldes), não interessam os nomes. Nossa missão constitucional é libertar cada centímetro quadrado do território sírio, isso nem mesmo se discute.

Assad ainda rejeitou as acusações de violação dos direitos humanos, de crimes de guerra e de lesa humanidade. Após quase seis anos de guerra, a comunidade internacional faz duras críticas a Damasco, sobretudo, pelos bombardeios que já mataram centenas de milhares de pessoas.

? Se tivéssemos feito tais coisas não teríamos apoio, eu não seria presidente, o governo não existiria mais ? disse Assad ao se referir, entre outras, às acusações de torturas de presos e bombardeios de civis e hospitais. ? Pudemos resistir durante toda a guerra porque temos apoio popular. E não se pode ter apoio popular se matamos os próprios cidadãos. Portanto, esta história não se sustenta.

Estão previstas negociações de paz no fim de janeiro em Astana, capital do Cazaquistão, com mediação de Rússia (aliada do regime sírio) e Turquia (que apoia os rebeldes). As conversas foram marcadas depois que os insurgentes sofreram sua maior derrota na guerra ao serem expulsos de Aleppo pelas tropas sírias.

Assad disse que a delegação do governo está pronta a negociar em Astana quando o momento da conferência for definido:

? Estamos prontos para negociar sobre tudo.

Perguntado se isso incluía sua posição como presidente, Assad disse:

? Sim, mas minha posição está relacionada à Constituição.

A guerra síria já provocou mais de 310 mil mortes desde a eclosão dos conflitos em março de 2011. Desde então, milhões de pessoas já fugiram das suas casas para se refugiar, sobretudo, em países vizinhos e nações europeias. O fluxo migratório desencadeou a maior crise migratória desde a Segunda Guerra Mundial.